twitter

Mundial feminino: Portugal soma uma vitória e sete derrotas com Países Baixos

Mundial feminino: Portugal soma uma vitória e sete derrotas com Países Baixos
Fotografia Seleção/Twitter

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 21 de julho de 2023, às 09:42

No domingo, as duas seleções defrontam-se pela nona vez.

A seleção portuguesa feminina de futebol soma uma vitória e sete derrotas nos confrontos com a sua congénere neerlandesa, em vésperas do nono embate, de estreia para as duas formações no Mundial 2023.

A 8 de dezembro de 2001, há mais de duas décadas, em Tábua, vila do distrito de Coimbra, em jogo de qualificação para o Mundial de 2003, que ambas falharam, a formação das quinas triunfou por 2-1, e com reviravolta. As neerlandesas adiantaram-se no marcador aos 14 minutos, por intermédio de Sandra Muller, mas, na segunda parte, a seleção lusa deu a volta ao marcador, graças a um ‘bis’ de Sónia Silva, que faturou aos 76 e 88.

Este triunfo é, porém, a exceção no historial dos duelos entre as duas formações, já que os restantes acabaram sempre com triunfos dos Países Baixos, com destaque para os 7-0 de 26 de outubro de 2013, na Maia, na corrida ao Mundial de 2015. A avançada Vivianne Miedema foi a principal figura do encontro, ao conseguir um hat-trick, com golos aos 78, 81 e 90 minutos, precisamente os três que fecharam o jogo.

Melhor marcadora da história da seleção neerlandesa, com 95 golos em 115 encontros, a atual avançada do Arsenal, que falha o Mundial 2023 devido a lesão, marcou outra vez três golos à equipa das quinas no ano seguinte, numa vitória por 3-2. Na mesma fase de qualificação, a 13 de setembro de 2014, em Venlo, nos Países Baixos, Miedema faturou aos 28, 54 e 68 minutos, de nada valendo à formação portuguesa os golos de Jéssica Silva, aos 52, e Laura Luís, aos 61. O primeiro triunfo das neerlandesas aconteceu em 1997, na Algarve Cup, e o último data de há pouco mais de um ano, na fase final do Europeu.

A 13 de julho de 2022, em Leigh, na Inglaterra, em encontro da segunda jornada da fase de grupos, os Países Baixos começaram melhor e chegaram rapidamente a 2-0, com golos de Damaris Egurrola, aos sete minutos, e Stephanie van der Gragt, aos 16. A formação comandada por Francisco Neto logrou, porém, reagir e igualou o encontro, graças a uma grande penalidade concretizada pela central Carole Costa, aos 38 minutos, e um tento da avançada Diana Silva, no início da segunda parte, aos 47.

Os Países Baixos, então campeões europeus em título, acabaram, no entanto, por voltar para a liderança do marcador, com um golo de Danielle van de Donk, aos 62 minutos, vencendo por 3-2. No domingo, pelas 19h30 locais (8h30 em Lisboa), no Forsyth Barr Stadium, em Dunedin, na Nova Zelândia, as duas seleções defrontam-se pela nona vez, na primeira jornada do Grupo E do Mundial 2023, com arbitragem da ucraniana Kateryna Monzul.