O CD Ponte já foi notificado pela AF Braga, de forma oficial, que poderá inscrever a equipa sénior no Campeonato de Portugal. O Diário do Minho apurou junto de fonte próximo do processo que o emblema vimaranense terá até à próxima quinta-feira para dar uma resposta final ao convite feito pela Federação Portuguesa de Futebol para o conjunto de Guimarães integrar, a partir de 2023/24, a Série A do Campeonato de Portugal, ocupando as vagas deixadas em aberto pelas desistências dos campeões de Évora e Beja.
Todavia, e como noticiámos na edição de ontem, a direção do CD Ponte ainda não tomou uma decisão relativamente a este processo, estando em cima da mesa duas opções: aceitar a promoção pela via administrativa ou então recusar o convite e assim continuar na Pró-Nacional da AF Braga.
No caso de o CD Ponte não aceita integrar o Campeonato de Portugal na próxima temporada, será o Sandinenses (3.º melhor classificado na fase de apuramento de campeão da Pró-Nacional) a subir ao quarto escalão do futebol português.
Ronfe e Rendufe também notificados
Deste modo, e com a subida do CD Ponte – ou de outro clube, as divisões inferiores também vão sofrer alterações. Relativamente à Divisão de Honra, é o Ronfe a ser promovido à Pró-Nacional, vimaranenses que assim festejam a subida pela via administrativa.
O Rendufe, que terminou a I Divisão regional como segundo melhor classificado das séries em disputa, vai ocupar a vaga deixada em aberto pelo Ronfe e, consequentemente, sobe à Divisão de Honra.
Tanto Ronfe como Rendufe já foram informados, formalmente, deste convite formulado pela FPF para o CD Ponte ocupar a vaga em aberto na Série A do Campeonato de Portugal, que abre as portas a estas duas promoções.