O Santa Maria continua a preparar a nova temporada, novamente na Pró- -Nacional da AF Braga, e o clube barcelense tem dado prioridade às renovações de contrato com a espinha dorsal que garantiu a permanência na prova regional e conquistou a Taça AF Braga, com um triunfo na final por 3-0 sobre o GD Serzedelo.
O guarda-redes Naifas foi dos primeiros a prolongar o vínculo, mas há outros jogadores que também já acertaram a continuidade. Até ao momento, Branca, defesa-central, Pedrinho, médio, Xavi, também médio, e Fábio, avançado, vão fazer parte do plantel do Santa Maria na próxima temporada.
Nos dias que se seguem, a direção deve anunciar mais alguns nomes que estão confirmados nos barcelenses em 2023/24, bem como as contratações que já foram asseguradas pelos homens de Galegos. Bruno Costa, central (ex-FC Amares), e Henrique Ribeiro, médio (ex-Martim), estão na linha da frente no que toca a caras novas.
A nova época marca também a estreia de Luís Tinoco à frente de uma equipa sénior, antigo lateral que rendeu João Salgueiro no Santa Maria.