A
seleção portuguesa de andebol de sub-21 venceu hoje a Croácia por 36-32 e vai disputar com a Dinamarca o encontro para apuramento do quinto e sexto lugares do Mundial da categoria, que decorre na Alemanha e Grécia.
Depois de na quinta-feira ter sido afastado pela Islândia nos quartos de final e falhar a luta pelas medalhas, Portugal bateu os croatas e garantiu, desde já - seja qual for o resultado com os nórdicos -, a terceira melhor participação num Mundial de sub-21, depois do bronze em 1995 e o quarto posto em 2019.
A partida com a Dinamarca, que pouco antes bateu as Ilhas Faroé, está marcada para domingo, às 18:00 locais (17:00 em Lisboa), em Berlim.
Na capital alemã, a seleção nacional chegou a ter uma vantagem de três golos (6-3) ante os croatas, que tinham sido eliminados pela Hungria nos ‘quartos’, mas o equilíbrio que imperou no primeiro tempo fez com que a partida chegasse ao intervalo empatada 17-17.
Apesar da melhor entrada da Croácia na segunda parte, a formação comandada por Carlos Martingo respondeu com firmeza e deu a volta à desvantagem, chegando ao 26-21.
Mesmo perante a aproximação dos croatas no ‘placar’ (32-30), Portugal não ‘tremeu’ na fase decisiva do encontro e acabou mesmo por confirmar o triunfo por 36-32.
O Mundial2023 de sub-21 decorre até domingo, na Alemanha e na Grécia.