twitter

Braga “dançou” com sons de todo o Mundo

Braga “dançou” com sons de todo o Mundo
Fotografia

Pedro Vieira da Silva

Jornalista

Publicado em 01 de julho de 2023, às 09:04

Parada do World Cup Dance levou mais de sete mil pessoas ao centro da cidade

A cidade de Braga dançou, ontem, literalmente com sons de todo o Mundo. O centro da cidade foi “invadido” por perto de oito mil dançarinos que estão, por estes dias, na capital minhota, onde tem lugar a Dance World Cup (DWC). Braga já recebeu o evento em 2019 e este ano volta a ser palco da competição que juntou os melhores dançarinos do Mundo.

E, depois da Braga Romana e do São João, as principais artérias da cidade minhota voltaram a ser calcorreadas por milhares de jovens que, com muita irreverência e alegria, tornaram o final da tarde (ainda) mais bonito na Roma portuguesa.

O cortejo começou na Praça do Município e logo aí se percebeu que, este ano, a “festa” iria ser ainda maior. 7500 bailarinos, o maior número de sempre reunido na competição, percorreram as principais artérias e foram acenando e distribuindo sorrisos e cumprimentos por quem ali mora, trabalha ou estava de passagem. A delegação da Argentina abriu a “parada” e, depois, seguiram-se todas as outras, com destaque para os grandes contingentes provenientes de Inglaterra, Alemanha, Espanha e, claro, Portugal, que fechou o desfile.

A Portuguesa foi cantada, por diversas vezes, pelos dançarinos portugueses, mas o concurso de sons foi animado e meteu vários idiomas e ritmos diversificados.

Promoção brutal para Braga

Durante o percurso foi visível a forma carinhosa como as dançarias se envolviam com os bracarenses e foram milhares as fotografias tiradas que, no mesmo instante ou nos próximos dias, serão divulgadas nas diversas redes sociais e, claro, vão promover Braga pelo Mundo.

Competição no Theatro Circo e Altice Forum até 8 de julho

O Dance World Cup, a decorrer entre 30 de junho e 8 de julho, terá lugar no Theatro Circo e Altice Forum Braga (no grande auditório e pavilhão, albergando cerca de 3000 lugares para os espectadores), reunindo as modalidades do ballet clássico, contemporâneo, hip-hop, street dance, acro dance, jazz, sapateado, comercial, folclore nacional e as danças de salão, um evento patrocinado por Ballet Rosa, uma empresa vimaranense de produção de vestuário de ballet artesanal de design artístico.

Em 2022, Portugal conquistou o terceiro lugar na classificação, arrecadando 15 medalhas de ouro, 12 de prata e 9 de bronze.