O bom tempo e o excelente ambiente fizeram companhia aos mais de 100 participantes do passeio de BTT “Pedalar Solidário Bendita Bikes”, evento organizado pela Bendita Bikes e que se realizou no passado sábado de manhã em Vieira do Minho.
A iniciativa teve como principal objectivo a promoção do desporto e da atividade física, em particular, do ciclismo de montanha, aliando o desporto a causas sociais da mais relevante índole. A participação no evento não requereu pagamento de inscrição, sendo apenas solicitada, de forma voluntária, uma doação monetária no momento do levantamento do dorsal, entregue posteriormente na totalidade à APPACDM de Braga (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental).
A partida teve início às 10h00, no Parque de Campismo da Cabreira, Vieira do Minho, o mesmo local onde terminou o passeio. O percurso, com grau de dificuldade média, teve uma distância de aproximadamente 40 Km, e contemplou caminhos públicos e privados, onde não faltaram, além da componente desportiva, diversos momentos lúdicos, a passagem por locais únicos e a oportunidade de apreciar vistas deslumbrantes de cortar a respiração em plena Serra da Cabreira, destacando-se passagens junto ao Santuário de Nossa Senhora da Fé e ao Baloiço da Serradela. No final do percurso, todos os participantes foram contemplados com um lanche/ convívio, onde não faltou porco no espeto e boa disposição.
O passeio “Pedalar Solidário Bendita Bikes” contou com participantes com idades compreendidas entre os 16 e os 80 anos, vindos de vários pontos da região Minho, a título individual, em equipas e associações, entre as quais a ACMinho, Maximus Team, Sobarroso, Toupeirinhas do Pedal e Amodinhos.
«Exemplo de solidariedade e amizade»
A iniciativa promovida pela Bendita Bikes, teve o apoio da Câmara Municipal de Vieira do Minho e das empresas Agrifer, Proposal, Denfer, Tolniber e LR Garrafeira. Francis- co Ferreira, proprietário da Agrifer e mentor do evento agradeceu a presença de todos os participantes, elogiou o «excelente» trabalho da Bendita Bikes por toda a logística e organização e realçou o contexto solidário da iniciativa. «É um encontro de muitos amigos, com grande paixão pelas bicicletas e pela natureza, que não deixaram de marcar presença e ajudar uma instituição que precisa do apoio de todos. Cada um dos participantes deu um excelente exemplo de solidariedade e amizade e só tenho a agradecer a todos os envolvidos pela presença. Dignificaram o desporto e deram uma imagem muito positiva a toda a sociedade», assinalou.
No final, foi recolhido um relevante apoio monetário fruto das contribuições voluntárias e donativos dos patrocinadores do evento. Esta contribuição foi entregue à diretora técnica da AP- PACDM de Braga, Joana Oliveira que não conteve a emoção. «Em nome da APPACDM de Braga e dos jovens do Lar de Fraião um muito obrigada a todos os participantes. Muito obrigada também ao meu amigo Francisco Ferreira pela organização, tempo e dedicação a esta causa. Devo, igualmente, um agradecimento à Agrifer porque desta vez decidiu que a instituição escolhida fosse a APPACDM Braga, à Bendita Bikes por todo o apoio na logística do evento, à Denfer pelo transporte, dorsais e material de apoio, à LR Garrafeira e NorteSumos pela oferta das bebidas, à Tolniber pela oferta do lanche a meio da prova e não menos importante à Câmara de Vieira do Minho, em particular ao presidente António Cardoso e ao professor Nuno Rodrigues, por terem apoiado, cedido o espaço, coordenando as forças de segurança e Bombeiros, e por autorizar o evento na belíssima Serra da Cabreira. São ações como esta que nos permitem proporcionar momentos especiais aos nossos jovens portadores de deficiência», destacou.
Evento «dignifica Vieira do Minho» O evento contou com a participação, do presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, António Cardoso que não deixou de destacar a essência da iniciativa na promoção do desporto e no apoio à solidariedade. «Em Vieira do Minho há uma grande tradição na prática desportiva e esta iniciativa prima, não só pela promoção do desporto radical e de natureza mas, particularmente, pela conduta social. Destaco a presença e a grande adesão de dezenas de participantes que fizeram questão de associar-se ao evento, o que diz bem da sua importância. O desporto une as pessoas e o caráter solidário é mais um motivo para nos associarmos e contribuirmos com enorme satisfação. Para além dis- so, o trajeto pela Rota do Fumeiro é muito bonito e vai potenciar momentos únicos de lazer a todos os participantes», referiu no início do passeio.
No seio do grupo, a alegria e a confraternização era bem visível e entre os participantes estava Amélia Ribeiro, de Ruivães, Vila Nova de Famalicão, que destacou a importância do passeio. «Esta iniciativa reúne um conjunto de características que devemos realçar. A perspetiva desportiva, o convívio, a diversão, a natureza e a vertente solidária são focos que valorizamos e que dá grande dimensão ao evento. É com enorme gosto que cá estou e que partilho esta experiência», referiu.