twitter

Passeio de BTT em Vieira do Minho solidário com APPACDM de Braga

Passeio de BTT em Vieira do Minho solidário com APPACDM de Braga
Fotografia

Redação

Publicado em 05 de junho de 2023, às 10:55

Evento contou com mais de 100 participantes.

O bom tempo e o excelente ambiente fizeram companhia aos mais de 100 participantes do passeio de BTT “Pedalar Solidário Bendita Bikes”, evento organizado pela Bendita Bikes e que se realizou no passado sábado de manhã em Vieira do Minho.

A iniciativa teve como principal objectivo a promoção do desporto e da atividade física, em particular, do ciclismo de montanha, aliando o desporto a causas sociais da mais relevante índole. A participação no evento não requereu pagamento de inscrição, sendo apenas solicitada, de forma voluntária, uma doação monetária no momento do levantamento do dorsal, entregue posteriormente na totalidade à APPACDM de Braga (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental).

A partida teve início às 10h00, no Parque de Campismo da Cabreira, Vieira do Minho, o mesmo local onde terminou o passeio. O percurso, com grau de dificuldade média, teve uma distância de aproximadamente 40 Km, e contemplou caminhos públicos e privados, onde não faltaram, além da componente desportiva, diversos momentos lúdicos, a passagem por locais únicos e a oportunidade de apreciar vistas deslumbrantes de cortar a respiração em plena Serra da Cabreira, destacando-se passagens junto ao Santuário de Nossa Senhora da Fé e ao Baloiço da Serradela. No final do percurso, todos os participantes foram contemplados com um lanche/ convívio, onde não faltou porco no espeto e boa disposição.

O passeio “Pedalar Solidário Bendita Bikes” contou com participantes com idades compreendidas entre os 16 e os 80 anos, vindos de vários pontos da região Minho, a título individual, em equipas e associações, entre as quais a ACMinho, Maximus Team, Sobarroso, Toupeirinhas do Pedal e Amodinhos.

«Exemplo de solidariedade e amizade»

A iniciativa promovida pela Bendita Bikes, teve o apoio da Câmara Municipal de Vieira do Minho e das empresas Agrifer, Proposal, Denfer, Tolniber e LR Garrafeira. Francis- co Ferreira, proprietário da Agrifer e mentor do evento agradeceu a presença de todos os participantes, elogiou o «excelente» trabalho da Bendita Bikes por toda a logística e organização e realçou o contexto solidário da iniciativa. «É um encontro de muitos amigos, com grande paixão pelas bicicletas e pela natureza, que não deixaram de marcar presença e ajudar uma instituição que precisa do apoio de todos. Cada um dos participantes deu um excelente exemplo de solidariedade e amizade e só tenho a agradecer a todos os envolvidos pela presença. Dignificaram o desporto e deram uma imagem muito positiva a toda a sociedade», assinalou.

No final, foi recolhido um relevante apoio monetário fruto das contribuições voluntárias e donativos dos patrocinadores do evento. Esta contribuição foi entregue à diretora técnica da AP- PACDM de Braga, Joana Oliveira que não conteve a emoção. «Em nome da APPACDM de Braga e dos jovens do Lar de Fraião um muito obrigada a todos os participantes. Muito obrigada também ao meu amigo Francisco Ferreira pela organização, tempo e dedicação a esta causa. Devo, igualmente, um agradecimento à Agrifer porque desta vez decidiu que a instituição escolhida fosse a APPACDM Braga, à Bendita Bikes por todo o apoio na logística do evento, à Denfer pelo transporte, dorsais e material de apoio, à LR Garrafeira e NorteSumos pela oferta das bebidas, à Tolniber pela oferta do lanche a meio da prova e não menos importante à Câmara de Vieira do Minho, em particular ao presidente António Cardoso e ao professor Nuno Rodrigues, por terem apoiado, cedido o espaço, coordenando as forças de segurança e Bombeiros, e por autorizar o evento na belíssima Serra da Cabreira. São ações como esta que nos permitem proporcionar momentos especiais aos nossos jovens portadores de deficiência», destacou.

Evento «dignifica Vieira do Minho» O evento contou com a participação, do presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, António Cardoso que não deixou de destacar a essência da iniciativa na promoção do desporto e no apoio à solidariedade. «Em Vieira do Minho há uma grande tradição na prática desportiva e esta iniciativa prima, não só pela promoção do desporto radical e de natureza mas, particularmente, pela conduta social. Destaco a presença e a grande adesão de dezenas de participantes que fizeram questão de associar-se ao evento, o que diz bem da sua importância. O desporto une as pessoas e o caráter solidário é mais um motivo para nos associarmos e contribuirmos com enorme satisfação. Para além dis- so, o trajeto pela Rota do Fumeiro é muito bonito e vai potenciar momentos únicos de lazer a todos os participantes», referiu no início do passeio.

No seio do grupo, a alegria e a confraternização era bem visível e entre os participantes estava Amélia Ribeiro, de Ruivães, Vila Nova de Famalicão, que destacou a importância do passeio. «Esta iniciativa reúne um conjunto de características que devemos realçar. A perspetiva desportiva, o convívio, a diversão, a natureza e a vertente solidária são focos que valorizamos e que dá grande dimensão ao evento. É com enorme gosto que cá estou e que partilho esta experiência», referiu.