twitter

PSP pretende operação "limpa e tranquila" na final da Taça de Portugal

PSP pretende operação "limpa e tranquila" na final da Taça de Portugal
Jamor volta a receber mais uma edição da final da Taça de Portugal
Fotografia DR

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 02 de junho de 2023, às 14:40

SC Braga e FC Porto discutem troféu no próximo domingo, às 17h15

A Polícia de Segurança Pública (PSP) informou hoje que espera uma “operação limpa e tranquila” na final da Taça de Portugal em futebol, que vai ser disputada no domingo entre Sporting de Braga e FC Porto, no Estádio Nacional.

Foi no palco da final da Taça de Portugal, no imaculado relvado do Estádio Nacional, que a intendente Ana Cristina, comandante da Divisão Policial de Oeiras, partilhou as linhas orientadores para o jogo.

“Parabenizo as duas equipas pela chegada à final, que seja um bom duelo em termos futebolísticos. Relativamente à operação de segurança, pretendemos que tenha bons resultados, que seja uma operação limpa, tranquila e que os adeptos se dirijam ao estádio na maior segurança. Que a Taça de Portugal seja uma festividade e uma referência, como é todos os anos”, começou por adiantar a intendente.

A PSP, em conjunto com a entidade promotora, a Federação Portuguesa de Futebol, desenvolveu no último mês e meio um conjunto de ações, segundo a comandante, para preparar o evento, dispondo de um “efetivo que vai contemplar um conjunto de valências da polícia para garantir que este jogo, que é de risco elevado, tenha o máximo de segurança, conforto e tranquilidade para os adeptos.”

“As unidades vão desde as unidades especiais da polícia, da patrulha, das equipas de intervenção rápida, as equipas de prevenção e reação criminal, de investigação criminal, de trânsito, rodoviária, etc, todas estarão no terreno para garantir a segurança”, especificou.

Apesar de não adiantar o número de efetivos alocados para a final da Taça de Portugal, agendada para domingo, às 17:15, no Estádio Nacional, a intendente Ana Cristina garante ser um “número ajustado, confortável e razoável” para preservar a ordem pública e a segurança das pessoas.

Além de alertar para a “importância de os adeptos chegarem cedo e adotarem comportamentos de segurança”, naquela que “é uma festa familiar e que vai muito para além do futebol, proporcionado piqueniques e a participação de crianças”, a comandante da Divisão Policial de Oeiras avançou com a localização prevista para os adeptos das duas equipas.

“O Sporting Clube de Braga ficará colocado no topo sul, a deslocação de adeptos será feita pela CREL e ficarão estacionados no parque 1. Relativamente ao FC Porto, a deslocação na reta final será feita pela A5 e os adeptos ficarão no topo norte, no parque 3 e 2. Tendo em conta que os adeptos são de fora da Área Metropolitana de Lisboa, façam uma deslocação precoce para o estádio, até para apreciarem e fazerem a festa da final da Taça de Portugal”, detalhou.

Estando prevista lotação completa para o Estádio Nacional, com capacidade para cerca de 38 mil adeptos, os portões do estádio vão abrir às 14h45 para acolher todos os adeptos com bilhete para final da Taça de Portugal, “um jogo catalogado de elevado risco” e considerado uma das maiores festas do futebol português.