Ronaldo Rodrigues, diretor desportivo do GD Santo Estevão, garantiu que a subida se deveu «a um plantel com muita qualidade», treinado pelo técnico Nuno Duarte, que está de saída do plantel, sublinhando que «todos foram importantes».
Foi um ano que acabou com a subida e conquista do título. Melhor era impossível...
Ronaldo Rodrigues – Sim. Desde que chegámos aqui, há três anos, tentámos, ano após ano, melhorar o que fizemos na época anterior. O objectivo para esta época era fazer melhor do que o quinto lugar alcançado em 2021/2022. Partimos para cada jogo com a ideia de entrar sempre para vencer. E acabámos, justamente, em primeiro. Festejar? Só no último jogo mesmo. Sentíamos, isso sim, que tínhamos equipa para entrar em todos os jogos e disputar o resultado.
A equipa sofreu poucas mudanças. Isso foi um dos segredos do sucesso?
RR – Nós, em 2021/2022, ficamos em quinto e, por isso, sentimos que tínhamos uma boa base. Ficaram 15 jogadores e entraram nove. Ao longo da época foram “caindo” alguns, por lesões, motivos profissionais ou outros, e tivemos sempre jogadores de qualidade. O plantel de 24 deu-nos garantias e deu-nos garantias. E isso foi visível ao longo da época porque foram todos utilizados. Toda a gente foi útil e importante. Tivemos vários lesões, castigos e jogadores que saíram mas todos jogaram e foram importantes para o sucesso.