twitter

Andebol. ABC dá a volta em Braga e vence ADA Maia

Fotografia António Valdemar

António Valdemar

Publicado em 14 de maio de 2023, às 15:16

O ABC/UMinho não entrou bem no jogo deixando-se superar pelo adversário no número de golos.

O ABC regressou aos triunfos com uma vitória, por 35-29, sobre o ADA Maia, em jogo da 23.ª jornada do nacional de andebol. Mas esta não foi uma vitória fácil da equipa academista que realizou uma primeira parte aquém das expetativas, tendo apenas se superiorizado ao adversário nos segundos 30 minutos, onde passou para a frente do marcador pela primeira vez e nunca mais deixou a equipa de Nuno Silva recuperar os números trazidos do primeiro tempo.

O ABC/UMinho não entrou bem no jogo deixando-se superar pelo adversário no número de golos, mas sem deixar o ADA Maia ganhar uma almofada confortável que o deixasse embalar para um resultado muito volumoso e mais difícil de recuperar.

A verdade é que o jogo esteve quase sempre amarrado, mas sempre com os visitantes por cima do marcador, que acabou por disparar nos minutos finais da primeira parte para três golos de diferença, devido à ineficácia ofensiva dos homens de amarelo, que ainda reduziram para dois golos nos últimos segundos antes das equipas regressarem aos balneários.

A postura dos jogadores do ABC teria de ser outra se pretendessem virar o resultado perante um antepenúltimo classificado do campeonato. Os dois golos de rajada de João Peixoto igualaram a partida, mas o ADA Maia ainda esboçou uma reação antes do ABC passar pela primeira vez para a frente do marcador com um golo de André Rei (36’). Mais agressivos a defender e assertivos na hora de rematar à baliza, os jogadores da equipa bracarense foram mostrando porque somam mais 17 pontos na tabela classificativa que o seu adversário, dando mais volume ao resultado conforme o relógio ia caminhando para o fim. Aqui também foi importante a ação defensiva de Tiago Ferreira ao parar dois remates seguidos, permitindo que a sua equipa passasse a ter uma margem mais folgada de golos para gerir até ao final da partida que terminou com um triunfo por uma margem de seis golos para os homens de Filipe Magalhães. 

«Entrámos demasiado ansiosos» 

No final da partida, o treinador do ABC UMinho, Filipe Magalhães, reconheceu que a sua equipa acusou alguma ansiedade na primeira parte mas depois respondeu bem.

«Sabíamos da importância deste jogo que era fundamental para os nossos objetivos. Queríamos muito ganhá-lo e entrámos algo ansiosos o que nos levou a uma primeira parte muito confusa. Corrigimos algumas coisas ao intervalo e acabamos por ganhar sem dúvidas. Temos agora três finais para ganhar para conseguir chegar ao 4.º lugar», disse.

«Começámos mal a segunda parte»

Nuno Vieira, treinador do ADA Maia, disse que a sua equipa foi muito macia defensivamente na segunda parte. «Tínhamos trabalhado bem as questões ofensivas e acho que 29 golos dizem bem desse registo e com algumas bolas falhadas aos seis metros. Fizemos uma boa primeira parte e até podíamos ir para o intervalo com uma margem mais folgada no marcador. Começámos mal a segunda parte e eles passaram para a frente do marcador e tivemos de correr atrás do resultado. Pioramos muito a nível defensivo, como demonstra os 35 golos sofridos e com uma boa exibição do nosso guarda-redes, fomos muito macios, contra uma equipa forte no um contra um. No entanto, saio satisfeito com o rendimento dos meus jogadores, temos de melhorar no aspeto defensivo», apontou.