Famalicão apurou-se ontem para a final da Taça de Portugal feminina de futebol, ao derrotar o Benfica por 2-1 após prolongamento, na segunda mão da meia-final. Após o 3-3 da primeira mão, disputada no Seixal, as duas equipas empataram a zero num tempo regulamentar em que as famalicenses contrariaram o domínio territorial ‘encarnado’, antes de se colocarem a vencer com golos de Sissi, aos 96 minutos, e de Telma Pereira, aos 102, contra os quais de nada valeu o golo de Marta Cintra, aos 105.
A jogar em casa com a eliminatória igualada, o Famalicão apresentou-se ofensivo e protagonizou o primeiro remate do jogo, com Regina Pereira a atirar ao lado, aos seis minutos, antes da iniciativa passar para as ‘águias’. No resto da primeira parte, a equipa lisboeta teve mais bola, mas viu-se várias vezes ‘aprisionada’ no meio-campo face à pressão famalicense. Lacasse desferiu o primeiro remate benfiquista aos 20 minutos, ao fletir da esquerda para o meio para atirar ao lado, Anna Gasper seguiu-lhe o exemplo aos 30, noutro remate ao lado, mas em posição frontal, e Ana Seiça protagonizou outra ameaça à baliza famalicense aos 44, após lance individual de Andreia Norton.
O ascendente ‘encarnado’ estendeu-se para a segunda parte, com Ana Vitória a acertar na trave na cobrança de um livre direto, aos 57 minutos, mas as famalicenses continuaram a defender com rigor.
A emoção cresceu no último quarto de hora, com o Famalicão a tentar o golo por uma vez, em livre de Marie-Yasmine Alidou, aos 80 minutos, e o Benfica a acertar na trave por Cloé Lacasse, aos 85, além de protagonizar mais três ocasiões, pela dianteira canadiana aos 81, por Kika Nazareth, aos 90, e por Carole Costa, aos 90+5, de livre.
O conjunto minhoto desfez o equilíbrio inicial do prolongamento aos 96, com a recarga certeira de Sissi após remate de Alidou à trave, e ampliou a vantagem aos 102, num trabalho de Telma Pereira à entrada da área que culminou num remate ao ângulo superior direito.
As ‘águias’ reduziram num encosto certeiro de Marta Cintra, a passe de Cloé Lacasse, e cercaram a área famalicense nos segundos 15 minutos do prolongamento, mas sem discernimento e eficácia.