twitter

FC Famalicão faz reviravolta ao 'cair do pano' e vence Marítimo

FC Famalicão faz reviravolta ao 'cair do pano' e vence Marítimo
Fotografia FCF

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 23 de abril de 2023, às 09:33

A equipa famalicense venceu este sábado por 3-2.

Depois de estar a perder por 2-0, o FC Famalicão fez a reviravolta, já em tempo de compensação, e venceu o Marítimo por 3-2, em jogo da 29.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

Numa partida recheada de emoções, mas em que a formação da casa esteve quase sempre por cima em termos de controlo do jogo, não faltaram golos nem lances de perigo para colorir o espetáculo. Ainda assim, foram os insulares quem, na primeira parte, estiveram com a pontaria mais afinada.

O FC Famalicão entrou muito melhor na partida, a exercer uma grande pressão e, nos primeiros minutos, os lances de perigo pertenceram todos à formação da casa. Logo aos três minutos, após um livre cobrado por Colombatto para a área, Cádiz rematou à baliza, mas a bola saiu ao lado. Pouco depois foi a vez de Ivo Rodrigues tentar a sorte e rematar, de primeira, de fora da área, mas por cima.

A pressão famalicense manteve-se mas, contra a corrente, e na primeira vez que chegou com perigo à baliza, o Marítimo fez o golo. Aos 18 minutos, Paulinho pela direita, a combinar com Vidigal, cruzou para Riascos encostar de carrinho.

Um ‘balde de água fria’ para os jogadores do Famalicão, mas que gerou uma reação que, no entanto, não resultou em golo. Pelo menos para os da casa. Os insulares, por outro lado, voltaram a marcar aos 39 minutos. Desta feita através de André Vidigal. Paulinho fez um primeiro remate que Luíz Júnior defendeu para a frente e, na recarga, Vidigal não perdoou.

Para o segundo tempo o Famalicão voltou a fazer uma entrada muito forte, na procura de recuperar da desvantagem. O guarda-redes do Marítimo, Carné, esteve em grande destaque nesta fase do encontro, negando por diversas vezes o golo. Mas aos 64 minutos aconteceu o que parecia inevitável. Com o Marítimo reduzido a dez elementos, por Riascos estar a receber assistência, Dobre pela direita cruzou para Johnder Cádiz, de primeira, fazer o golo.

Em cinco minutos, os famalicenses chegaram ao empate. Hélder Malheiro assinalou uma falta de João Afonso sobre Iván Jaime e Ivo Rodrigues é chamado a marcar a grande penalidade e não desperdiçou.

A pressão do Famalicão intensificou-se para tentar a reviravolta, perante um Marítimo sem capacidade de resposta e que tudo fazia para conseguir segurar o empate. E, já em tempo de compensação, quando já tudo estava à espera do apito do árbitro, o estádio ficou ao rubro. Pablo fez um grande golo e garantiu a reviravolta do Famalicão e os consequentes três pontos.

Com este resultado, o Famalicão está de forma provisória no sexto lugar, com 42 pontos, na luta pelos lugares de acesso às competições europeias, enquanto o Marítimo é 16.º, com 22, posição que obriga a disputar o play-off de manutenção.