twitter

Portugal com pesada derrota na Roménia fica 'mais longe' do Mundial feminino de andebol

Portugal com pesada derrota na Roménia fica 'mais longe' do Mundial feminino de andebol
Fotografia DR

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 08 de abril de 2023, às 17:58

Quinze golos de diferença tornam a tarefa muito complicada para o jogo da segunda mão.

Portugal perdeu hoje por 35-20 na Roménia, no jogo da primeira mão do segundo play-off de acesso ao Campeonato do Mundo feminino de andebol, ficando com a tarefa muito dificultada para o segundo jogo.

A derrota por 15 golos de diferença em Pitesti faz com que, na quarta-feira, em Paredes, as romenas possam gerir a confortável vantagem e seguir em frente, rumo ao Mundial, que se disputará em novembro e dezembro na Suécia, Noruega e Dinamarca.

Ao intervalo, as romenas já venciam por 19-12. Na segunda parte não abrandaram o ritmo e fizeram com que os números crescessem para uma vitória francamente expressiva.

A última contrariedade para a seleção lusa, já na Pitesti Arena, foi a lesão da ponta esquerda Carolina Monteiro, que se magoou no gémeo durante o treino de adaptação.

Perante cerca de 5.000 espetadores no pavilhão, o ambiente intenso ajudou a que a Roménia, campeã do mundo em 1956, 1960 e 1962, comprovasse que é uma das melhores seleções do mundo, liderada por Cristina Neagu.

O primeiro golo da eliminatória foi marcado por Maria Unjanque, antes de uma resposta romena que virou o marcador, para 2-1.

As lusas responderam com dois golos e voltaram para a frente do marcador, após o que a Roménia 'tomou conta' do jogo e chegou ao nono minuto com 5-3.

Aos 13 minutos, as romenas já ganhavam por quatro golos e quando a diferença subiu para cinco, José António Silva, treinador das lusas, pediu o primeiro 'time-out'.

Portugal não se reencontrou no jogo e a diferença no resultado foi crescendo, com as romenas a levar sete golos de avanço para o descanso.

Na segunda parte, Portugal apostou em cinco alterações face ao 'sete' inicial e marcou logo a abrir, por Beatriz Sousa.

A Roménia respondeu de forma contundente, com quatro golos sem resposta (23-13), atingindo um novo máximo na vantagem, que passou a ser de 10 golos, após seis minutos. José António Silva pediu então o primeiro 'time-out' da etapa complementar.

Apesar da boa entrada em jogo da guarda-redes Jéssica Ferreira, a diferença estava fixada em 11 golos (26-15), aos 45 minutos.

A falta de concentração das andebolistas portuguesas era mais notória, à medida que o tempo ia passando, e a desvantagem era de 14 golos à entrada para os últimos 10 minutos.

Até ao final, a Roménia geriu o jogo de forma tranquila e agarrou uma sólida margem para encarar bem o 'duelo' da segunda mão.

Patrícia Lima, com cinco golos e três assistências, foi hoje a jogadora mais influente.

Portugal, que nunca esteve presente em Mundiais, recebe a Roménia, na quarta-feira, em Paredes, a partir das 20:15, depois de ter chegado a esta eliminatória ao bater o Azerbaijão, em casa por 36-12 e em solo azeri por 32-19, no primeiro play-off.

As 10 seleções vencedoras do play-off vão juntar-se a Montenegro, França e Países Baixos, qualificados via Campeonato da Europa de 2022, e às coanfitriãs Noruega, Suécia e Dinamarca, para as 16 vagas europeias do Mundial, que vai ser disputado entre 29 de novembro e 17 de dezembro.