twitter

Juventude de Viana: A queda de um histórico...dez anos depois

Juventude de Viana: A queda de um histórico...dez anos depois
Fotografia DR

Publicado em 30 de março de 2023, às 18:30

Clube de Viana do Castelo viu selada a despromoção após a derrota da última quarta-feira, frente ao HC Braga.

A Juventude de Viana voltou a cair na II Divisão Nacional de hóquei em patins. O histórico emblema de Viana do Castelo, que este ano fez uma temporada atípica, selou as contas na passada quarta-feira, após mais uma derrota, desta vez frente ao Hóquei Clube de Braga, por 6-4, num jogo que estava em atraso a 23.ª jornada do campeonato da I Divisão, e regressa ao segundo escalão 10 temporadas depois, quando faltam ainda três jornadas para o final da fase regular deste campeonato.
E a despromoção da Juventude de Viana acontece num ano de pujança desportiva na cidade. Viana do Castelo é Cidade Europeia do Desporto neste ano e o Pavilhão José Natário vai receber a final-eight da Liga dos Campeões de hóquei patins, pelo que a despromoção do clube vianense veio em contraciclo.
Além disso, o conjunto de Viana do Castelo tem sido presença assídua nas competições europeias quer na antiga Taça CERS como na nova Taça WS Europe e nada fazia prever uma temporada tão nivelada por baixo.
A temporada começou sob o comando técnico de Reinaldo Ventura, mas os resultados foram sempre negativos. O técnico manteve-se no comando até há duas semanas atrás, tendo sido rendido por Rodrigo Sousa, uma solução interna que já não teve margem de manobra, uma vez que a única hipótese de manter as esperanças na permanência era vencer o HC Braga, o que não aconteceu.
A última vez que a Juventude de Viana esteve na II Divisão foi em 2012, mas regressou ao convívio dos grandes do hóquei em patins nacional logo na época seguinte e com título de campeão nacional do escalão secundário.

Crise diretiva não ajudou
A par dos resultados desportivos, a Juventude de Viana vive também uma crise diretiva. O presidente Tiago Alvadia terminou o mandato e não se mostrou recetivo a recandidatar-se ao cargo, o que abriu um vazio diretivo que se está a revelar difícil de preencher.
O presidente da Mesa da Assembleia Geral do clube, Rui Natário, já convocou três assembleias gerais eleitorias mas em nenhuma delas apareceram listas candidatas para formar os novos órgãos sociais para o biénio de 2023/25.
Agora será necessário encontrar um novo elenco diretivo que permita começar a pensar na próxima época desportiva e no respetivo regresso da Juventude de Viana à I Divisão.


Classificações da Juventude de Viana
nas últimas 10 temporadas
13/14 : 4.º lugar
14/15: 7.º lugar
15/16: 7.º lugar
16/17: 6.º lugar
17/18: 7.º lugar
18/19: 8.º lugar
19/20: 11.º quando o campeonato foi interrompido (Covid)
20/21: 8. lugar 1.ªfase: 2.ª fase: Quartos de final no play-off (derrota frente ao FC Porto)
21/22: 9.º lugar 
22/23: 14.ª lugar