O social-democrata Joaquim Barbosa considera que a luta dos professores que tem sacudido o país resulta de um acumular de erros de governação socialista. A acusação foi assumida na edição desta semana do programa Trio de Quatro emitido pela DMTV. Numa edição em que o socialista José Eduardo Gouveia assumiu que a classe docente tem motivos válidos para as greves que têm fechado as escolas portuguesas, o coordenador distrital do Sindicato de Professores da Zona Norte deu conta que os protestos mobilizam mais de 90 por cento dos docentes porque os educadores já não têm nada a perder.
« E ste é um problema que se arrasta há muitos anos» e que se relaciona com o facto de «a vida profissional dos professores ser uma das carreiras mais difíceis que há em Portugal». Joaquim Barbosa destaca que «muito são colocados a centenas de quilómetros de casa, muito longe das famílias», e sujeitos «a um índice remuneratório muito baixo».
«De vez em quando encontro um ou outro professor que me diz que, praticamente, tem que pagar para trabalhar», porque o que recebe «não cobre os custos que tem com as deslocações», obrigando-os, por vezes, «a compartilhar apartamentos com pessoas que não conhecem ou a viver em quartos em zonas longínquas».
«Aguentam isto na perspetiva de, no ano seguinte, terem melhores condições», destaca social-democrata comentador residente do Trio de Quatro, deixando claro que este velho problema não tem conhecido evolução que se veja. «O que impressiona é que pouco se tem feito para melhorar estas condições. Todos os anos se repetem os problemas», apesar de «a carreira de professor ser uma das carreiras mais importantes para o desenvolvimento de um país».
[caption id="attachment_259586" align="" width="664"]

Arquivo DM[/caption]
«Professores que não estão motivados e que chegam cansados às aulas, mas que tratam dos filhos dos outros com dedicação, com carinho e com profissionalismo, quando não têm como tratar dos filhos que deixaram em casa, não é bom para a educação de um país. O que é lamentável nisto é que estamos perante problemas que se arrastam há muitos anos. Neste país, parece que os problemas não se resolvem».
O social-democrata responsabiliza os socialistas pelo estado em que a recorda que «há quase 21 anos» que o país é governado pelo Partido Socialista, «com algumas interrupções intermitentes do PSD. E com 21 anos de PS estamos neste estado. Temos um Governo com maioria absoluta e há que fazer reformas no país», defendeu Joaquim Barbosa, acusando o Estado de não dar condições decentes aos professores».
«Quem é que gostaria de estar sujeito a estas condições que vivem os professores, em termos de trabalho? Alguém no mundo que goste de estar permanentemente neste estado de coisas? Eu, por vezes, nem sei como é que as pessoas escolhem a profissão de professor, sabendo que as condições são estas e que se vão repetir ano após ano», vincou o social-democrata.
Autor: Joaquim Martins Fernandes