Encerrou este fim de semana a XII edição do Festival Cultural “Convergências Portugal Galiza”, após quase um mês e meio de atividades diversas em várias localidades dos dois lados da fronteira.
Na sexta-feira foi apresentada em Nogueiró a peça “Teatro à Narcisa”. Neste trabalho, da responsabilidade do Projeto Expressar, é contada a história de um dos ex-líbris da cidade de Braga de uma forma inovadora onde o teatro o vídeo a música e a culinária se fundem numa narrativa que não deixou ninguém indiferente na sala lotada, com direito à prova do famoso bacalhau.
Já no sábado, foi a vez do grupo bracarense Canto D’Aqui levar ao palco do auditório Reveriano Soutullo en Ponteareas o seu espetáculo comemorativo dos 40 anos de atividade num espetáculo que misturou música com alguns apontamentos de poesia para prestar homenagem às duas figuras principais deste festival Rosalía de Castro e José Afonso.
No domingo, junto à Catedral de Santiago de Compostela, decorreu o último evento deste festival: o Grupo Folclórico Dr. Gonçalo Sampaio levou a festa da música e das danças tradicionais do Minho animando as ruas da cidade. Numa breve intervenção a organização do Festival fez questão de agradecer a estas entidades e à Câmara Municipal de Braga, a colaboração e o apoio dado ao longo dos anos e salientaram a força e a importância das relações entre a Galiza e Portugal, reafirmando o seu compromisso com a organização. O dia acabou com um passeio por Santiago onde foi apresentada a figura de Daniel Castelao e a sua relação com Santiago de Compostela. Castelao foi médico, escritor, humorista, ideólogo e político e também uma das figuras centrais do movimento galeguista do século XX.
XII edição do Festival Cultural “Convergências” encerrou com teatro, música e um passeio
Fotografia
DR
Redação
Publicado em 17 de março de 2026, às 17:47