twitter

Faleceu o mágico bracarense Karter Mendes

Fotografia DM

Redação

Publicado em 10 de fevereiro de 2026, às 10:33

Aos 71 anos

Faleceu o mágico bracarense Karter Mendes. Figura bem conhecida e acarinhada pelo público bracarense, Manuel Sousa Louro Mendes, dedicou a sua vida à arte da magia, foi um dos fundadores da associação Fado Com Arte, e notabilizou-se pelo seu envolvimento em causas sociais.

Com uma carreira de mais de 50 anos, Karter Mendes lançou, em 2025,  a sua autobiografia intitulada “Karter Mendes – O Mágico Solidário”, onde deu a conhecer o seu percurso pessoal e profissional, tendo a verba angariada com a venda revertido a favor do Centro Novais e Sousa.

Esta foi a sua última entrevista ao Diário do Minho:

 

Karter Mendes conta em livro mais de 50 anos de magia solidária

José Carlos Ferreira

 

Manuel Sousa Louro Mendes apresenta e lança no próximo sábado, dia 31 de maio, às 15h30, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, a sua autobiografia intitulada “Karter Mendes – O Mágico Solidário”.

Ao Diário do Minho, Karter Mendes confessou que este livro é um sonho que concretiza, onde toda a sua vida está retratada, desde que nasceu na freguesia da Cividade, em Braga, até agora. «A minha vida, a minha vida artística, a minha vida no associativismo. Eu fui sempre uma pessoa solidária ao longo destes meus 53 anos de carreira. Por isso, o livro tem o título “Karter Mendes – O Mágico Solidário”», explica.

Para a concretização desta obra, Karter Mendes confessa que teve de mergulhar na sua vida, conjugando o passado com o presente, mas com especial enfoque no passado, suportado por arquivo fotográfico de grande riqueza.

Dos momentos que viveu, confessa, muitos deixaram-lhe marcas positivas e boas recordações. Mas, entre todos eles há um que não consegue esquecer.. «Eu tenho alguns bons momentos. Mas, a iniciativa das 24 horas de solidariedade para angariação de bens para as vítimas do sismo de 1980 na ilha Terceira, nos Açores, foi a que mais me marcou. A iniciativa foi no Theatro Circo, decorreu o dia inteiro e envolveu vários artistas. Esse dia marcou-me», salienta. Contudo, neste percurso, também há uma confissão de mágoa. «A minha mágoa é que, por vezes, os artistas da nossa terra são esquecidos pelas entidades. Eu, talvez, tenha sido um artista esquecido a nível do poder local», disse.

A verdade é que, Karter Mendes foi durante muitos anos, e continua a ser, um artista reconhecido. «As pessoas sabem quem eu sou, aquilo que eu fiz, e aquilo que eu faço», salienta.

 

Livro solidário

Com esta autobiografia, a generosidade de Karter Mendes volta a falar mais alto. O autor decidiu não ficar com um cêntimo do lucro da venda dos 250 livros desta primeira edição. «Mais uma vez, vou ser solidário. O livro tem o custo de venda ao público de dez euros e todo o lucro vai reverter para o Centro D. Novais e Sousa, que quer construir o lar residencial. O livro vai estar à venda no Centro D. Novais e Sousa e vamos tentar que ele seja vendido na Centésima Página», explica.

No livro, que inclui testemunhos de várias personalidades, Lucinda Vilaverde lembra, precisamente, que «Karter Mendes tem uma relação de proximidade com o Centro D. João Novais e Sousa há já alguns anos». «Veio algumas vezes à Instituição fazer magia para a nossa Gente Especial, que ficou fascinada, logo no primeiro momento, com o espetáculo que o Sr. Karter apresentou. Desde esse dia foi naturalmente estabelecido um vínculo afetivo entre as partes que perdura até hoje. Acompanhou-nos ainda na realização do nosso sonho, a criação do Lar residencial, organizando dois espetáculos de angariação de fundos: uma noite de Fados e a comemoração dos 50 anos da sua longa carreira artística. É um Homem sensível, solidário, amigo, com um enorme coração que dá tudo de si em prol do bem comum», acrescenta.

Nestes terstemunhos, o presidente da Câmara de Braga também deixa o seu reconhecimento., realçando que a carreira de Karter Mendes, «marcada por espetáculos que atravessaram gerações e fronteiras, é uma prova do talento e da determinação deste verdadeiro embaixador da cultura bracarense». «Karter Mendes é um exemplo de como a arte pode transformar vidas, e como a dedicação à paixão e ao compromisso com a comunidade podem criar um legado duradouro», acrescenta Ricardo Rio, vincando a sua admiração e reconhecimento.