O padre Paolo Benanti vai estar em Braga no dia 26 de janeiro, mais propriamente no Espaço Vita, para uma conferência sobre “O Espírito e o Algoritmo”, um tema ligado à Inteligência Artificial. No evento, de entrada gratuita, aberto a todos, o sacerdote italiano propõe uma reflexão eclesial, cultural e antropológica sobre a tecnologia e o que ela revela da nossa ideia de liberdade e responsabilidade.
A palestra está marcada para dia 26 de fevereiro, segunda-feira, às 21h00, no Espaço Vita. No texto de promoção da conferência, pode ler-se que, num tempo em que a inteligência artificial influencia escolhas, relações e visões de futuro, Paolo Benanti propõe uma reflexão eclesial, cultural e antropológica sobre a tecnologia e o que ela revela da nossa ideia de liberdade e responsabilidade.
De acordo com o mesmo texto, a pergunta central não é apenas técnica, é humana: que imagem da pessoa está a ser inscrita nos sistemas que aprendem, recomendam e decidem. «Sem alarmismo nem ingenuidade, a conferência oferece critérios éticos para pensar a IA e o seu impacto social. A partir do pensamento cristão, aponta um contributo próprio para o debate público, centrado na dignidade da pessoa e no dever de manter vivo o discernimento», escreveu o padre Tiago Freitas, promotor da conferência.
Na breve nota biográfica, lê-se que o sacerdote franciscano e bioeticista, doutorado em Teologia Moral pela Universidade Gregoriana, onde leciona. Tem-se especializado nos desafios éticos colocados pelos avanços tecnológicos, da robótica à inteligência artificial. Enquanto especialista nestas matérias, tem colaborado com o governo italiano.
De referir ainda que o padre Paolo Benanti é também o principal assessor do Vaticano em ética tecnológica