A Confraria Gastronómica do Abade, representada pelo seu presidente, Agostinho Peixoto, vai assumir a vice-presidência da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, na sequência das eleições reealizadas no passado fim de semana.
A Lista B, liderada pelo atual presidente, Alcides Nóbrega, venceu as eleições com 57% dos votos, confirmando «a confiança renovada das confrarias no rumo traçado durante o último mandato».
«Num contexto em que a coesão se tornou essencial para valorizar o património culinário nacional, a Confraria Gastronómica do Abade aceitou integrar a nova direção como vice-presidente da Federação. A decisão resulta não apenas do reconhecimento da nova fase de estabilidade e visão estratégica inaugurada pela liderança de Alcides Nóbrega, mas também do compromisso da confraria em contribuir ativamente para o desenvolvimento da gastronomia portuguesa», refere Agostinho Peixoto.
Este responsável acrescenta que, «ao assumir a vice-presidência, fá-lo com responsabilidade, sentido de Estado e plena consciência do papel que terá na promoção de uma identidade gastronómica plural, consistente e cada vez mais valorizada no país e além-fronteiras».
Em seu entender, esta vitória eleitoral «não surge por acaso: é o reflexo de um trabalho consistente, visível e amplamente reconhecido, assente na reorganização interna, na dinamização das estruturas federativas, na criação de ações que reforçaram a credibilidade institucional e, acima de tudo, na capacidade de promover uma verdadeira cultura de renovação e união no universo gastronómico português».