twitter

Monte do Picoto recheado com centenas de espécies autóctones

Fotografia Mara Soares

Mara Soares

Jornalista

Publicado em 21 de novembro de 2025, às 16:22

Programa “Florestar Braga” já promoveu a plantação de cerca de 15 mil árvores em 13 anos.

A iniciativa de plantação de espécies autóctones integrada no programa “Florestar Braga” reuniu, ontem, mais de uma centena de participantes no Monte do Picoto, envolvendo escolas, associações e instituições de solidariedade social.

A ação, promovida pelo Município de Braga, insere-se na 13.ª edição do programa dedicado à valorização da floresta autóctone e à sensibilização ambiental.

Altino Bessa, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, sublinhou a importância do envolvimento cívico que o projeto tem gerado, lembrando que, ao longo destes treze anos, já foram plantadas «cerca de 15 mil árvores».

«Nós hoje temos aqui pessoas com mobilidade mais reduzida, com alguma deficiência, temos escolas, alunos mais velhos, alunos mais novos. No fundo, é chamá-los também para esta participação cívica», referiu o autarca.

O programa decorre, este ano, entre 17 e 29 de novembro, integrando o Dia Mundial da Floresta Autóctone. Ao longo deste período, o município tem mobilizado várias entidades, às quais fornece plantas e materiais para atividades ligadas à conservação da natureza.

O responsável adiantou ainda que o conjunto de ações deste ano envolve «cerca de 2.200 pessoas [...] e vamos plantar 1.600 árvores, só nesta iniciativa», incluindo a criação de microflorestas e atividades de sementeira em escolas.

A professora Helena Oliveira, do programa Eco Escolas, da Escola André Soares, acompanhou um grupo de alunos e destacou o «entusiasmo» das crianças.

«É importante para eles perceberem que precisamos das árvores para combatermos as alterações climáticas e perceberem que também traz mais biodiversidade», acrescentou a docente.