twitter

Joaquim Mota e Silva distinguido com Comenda da Ordem de Mérito

Fotografia DR

Redação

Publicado em 19 de novembro de 2025, às 16:43

Joaquim Mota e Silva é ex-presidente da Câmara de Celorico de Basto e Presidente da Mesa da Assembleia Geral da UDIPSS Braga.

Joaquim Mota e Silva, ex-presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto e atual presidente da Mesa da Assembleia Geral da União Distrital de IPSS - UDIPSS de Braga, foi distinguido pela Presidência da República com a Comenda da Ordem de Mérito. A distinção foi imposta ao antigo autarca numa cerimónia realizada esta terça-feira, dia 18 de novembro, no Palácio de Belém. 

“Sinto-me, obviamente, lisonjeado por este gesto do Senhor Presidente da República, que muito me honra, retribuindo-lhe com a garantia da minha dedicação às nobres causas que tenho abraçado e que continuarei a abraçar para bem da causa pública e da dignidade humana”, disse Joaquim Mota e Silva.

A Ordem do Mérito é uma ordem honorífica que visa distinguir atos ou serviços meritórios que revelem abnegação em favor da coletividade, praticados no exercício de quaisquer funções, públicas ou privadas.

Além dos 12 anos em que exerceu a presidência do Município de Celorico de Basto e dos 12 anos anos em que também foi vereador, Joaquim Mota e Silva tem o nome associado à fundação de 13 entidades associativas nas áreas social, desportiva, cultural, agrícola e empresarial, presidindo, por exemplo, à direção da Associação de Solidariedade Social de Basto e à Associação de Solidariedade de Santo André de Codessoso. É ainda o atual presidente da Mesa da Assembleia Geral da UDIPSS de Braga.