Na próxima sexta-feira, dia 17 de outubro, às 21h30, chega ao Theatro Circo o espetáculo “Está Visto”, uma criação do coreógrafo João dos Santos Martins em colaboração com a pianista Joana Sá, a artista visual Ana Jotta e Filipe Pereira. Esta será a última oportunidade para o público assistir a esta peça singular, uma vez que não voltará a ser apresentada após esta data, marcando o final do seu aclamado percurso.
O espetáculo integra-se no ciclo interdisciplinar Zona Franca, fruto de uma parceria entre o gnration, o Centro Cultural Vila Flor e o Theatro Circo, que se estabelece como um território livre onde a música autoral e a prática coreográfica se manifestam num diálogo contínuo e multiforme.
O espetáculo “Está Visto” (2023) apresenta-se como um interlúdio lírico que toma a forma de um recital. A peça parte do ciclo de canções românticas Dichterliebe [Amor(es) de poeta], de Robert Schumann (1840), com poesia de Heinrich Heine, que abordam o tema do amor não correspondido.
João dos Santos Martins, conhecido pelo seu trabalho em torno das genealogias da dança, traduz esta falta de reciprocidade em ideias coreográficas que desarticulam a linguagem, fracionando o gesto com as letras das canções, o som e a escuta num corpo em atravessamento.
A peça é interpretada por João dos Santos Martins e Joana Sá (piano e outros), com a música de Schumann (des)arranjada por Joana Sá (pianista, improvisadora e compositora nas áreas da Música Nova e Contemporânea).
O figurino é assinado por Jotta & Faísca, numa colaboração que envolve a artista visual Ana Jotta, e o desenho de luzes e assistência de cena são da responsabilidade de Filipe Pereira.
Os bilhetes estão disponíveis a 9€ (4,5€ cartão Pentágono) na bilheteira do Theatro Circo, locais habituais e online em https://theatrocirco.bol.pt/