twitter

Visitas guiadas revelam vestígios históricos da época medieval em Braga

Fotografia DR

Redação

Publicado em 04 de fevereiro de 2025, às 11:50

Iniciativa da Fundação Bracara Augusta.

A Fundação Bracara Augusta lança mais um ciclo do programa “Encontros com o Património”, desta vez sobre o Património Medieval. 

Trata-se de uma série de iniciativas promovidas pela Fundação Bracara Augusta em parceria com o Município de Braga; a Universidade do Minho; a Arquidiocese e o Cabido Primacial de Braga; a Pastoral da Cultura; o Núcleo Museológico de Dume; a União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe e a Associação de Moradores de Montélios e S. Frutuoso Na fase medieval serão disponibilizadas três atividades/visitas. 

A primeira visita será já este sábado, 8 de fevereiro, pelas 15h00, ao “Conjunto monumental Convento de S. Francisco e Mausoléu de S. Frutuoso”, tendo como ponto de encontro a Igreja de São Jerónimo de Real. A

 segunda visita realizar-se-á dia 15 de fevereiro, pelas 15h00, ao “Núcleo Arqueológico de Dume”. A terceira sessão será sobre o “Castelo de Braga”, no dia 8 de março, e irá decorrer primeiramente no Café Vianna, numa apresentação com inicio às 15h00, seguida de uma visita guiada aos espaços com vestígios do antigo Castelo de Braga. 

A participação na iniciativa é gratuita, com inscrições obrigatórias através do link https:// www.eventbrite.pt/o/municipio-de-braga-cultura-33444648141 ou através do email fba@cm- -braga.pt. 

O último ciclo de sete visitas guiadas aos espaços patrimoniais decorreu em janeiro, com enfase na fase Pré-Romana e Romana, e que estando associada ao “Passaporte Património” pretende mobilizar as famílias e interessados pelo património para o conhecimento do nosso legado cultural.