twitter

Braga na reta final para ser cidade inovadora em ascensão europeia

Fotografia Associação de Turismo do Porto e Norte

Redação

Publicado em 20 de setembro de 2024, às 13:52

Decisão é conhecida no dia 13 de novembro.

A cidade de Braga é uma das seis finalistas do Prémio Capital Europeia de Inovação (iCapital) de 2024. As seis cidades agora têm a oportunidade de se tornar a Capital Europeia da Inovação de 2024 ou a Cidade Inovadora em Ascensão Europeia de 2024. 

A Comissão Europeia considera que Braga “desenvolveu uma série de soluções inovadoras, desde clusters baseados em tecnologia até indústrias culturais e criativas, e estabeleceu um forte ecossistema de inovação com foco na colaboração e inclusão”.

Em causa está uma competição que “destaca as cidades que tomaram medidas para remodelar as suas comunidades, incorporando a inovação no tecido da vida diária, desde iniciativas pioneiras de sustentabilidade até a promoção da transformação digital inclusiva”. “Estas cidades inovadoras não apenas transformaram as suas paisagens urbanas, mas também servem como modelos para outros, demonstrando como a inovação pode ser uma ferramenta para a mudança sistémica e o progresso social”, refere o organismo.

À categoria de cidade inovadora em ascensão europeia, para além de Braga, estão Linz (Áustria) e Oulu (Finlândia). Já À categoria de Capital Europeia da Inovação estão a concurso Espoo (Finlândia), Turim (Itália) ou West Midlands (Reino Unido).

“Os finalistas do iCapital deste ano mostram que as cidades mais inovadoras da Europa são aquelas que pensam além da tecnologia e colocam os cidadãos no centro da inovação. Seja por meio de políticas verdes, programas de inclusão social ou tecnologias urbanas pioneiras, essas cidades demonstraram que a inovação é uma ferramenta poderosa para criar ambientes mais justos, sustentáveis e habitáveis”, sublinha a Comissão Europeia.

Os vencedores vão ser anunciados na Web Summit, em Lisboa, durante uma cerimónia de premiação realizada a 13 de novembro. O vencedor da categoria Capital Europeia da Inovação vai receber um milhão de euros, enquanto os dois vice-campeões vão receber 100 mil euros cada. O vencedor da categoria cidade inovadora em ascensão europeia, à qual Braga é candidata, vai receber 500 mil euros e as duas cidades vice-campeãs vão receber 50 mil euros cada.

No final, todos os seis finalistas são convidados a participar do prestigiado grupo de trabalho do Fórum do Conselho Europeu de Inovação (EIC Prizes Alumni Network), uma comunidade de líderes de inovação dedicados a compartilhar conhecimento e impulsionar mais inovação urbana em toda a Europa.