Uma exposição inaugurada na última segunda-feira, e que tinha previsão para ficar por um mês no Braga Parque, foi cancelada já no dia seguinte, depois de causar polémica nas redes sociais.
A exposição ContraNatura continha 230 plantas verdadeiras pintadas e foi criada pelo artista italiano Giacomo Cossio. No entanto, recebeu críticas, que começaram com a influencer Sofia Manuel, conhecida como Tripeirinha e famosa por ser amante da jardinagem e que conta com quase 200 mil seguidores no Instagram, além de alguns professores de artes visuais, que garantiram que iriam utilizar este exemplo como uma forma de não fazer arte.
A Tripeirinha fez um vídeo em que lamentou a exposição e disse estar “farta de desrespeito gratuito e contínuo à nossa casa. Farta da bandeira 'sustentabilidade' hasteada quando não lhes pertence”.
Ontem, o Braga Parque publicou uma nota no Facebook a informar que, após reflexão e considerando os apelos da comunidade, tomou a decisão de cancelar a exposição.
"O Braga Parque tem o maior respeito pela Natureza e pelas preocupações expressas pela comunidade. Neste sentido, o cancelamento desta exposição, com efeitos imediatos, reflete o seu compromisso em ouvir e agir em conformidade e, por isso, o shopping informa que dará início a uma ação de preservação das plantas, com o apoio da Sofia Manuel e da empresa Arvorena, especializada na manutenção de jardins e espaços verdes",, publicou.
O shopping avançou ainda que as plantas vão ser doadas a várias instituições de Braga.