twitter

Mário Daniel leva “Minutos Mágicos” ao palco do Altice Forum Braga

Fotografia DR

Publicado em 09 de março de 2024, às 10:39

Mágico querido dos portugueses promete proporcionar momentos únicos e inesquecíveis

Mário Daniel, mágico conhecido do público português e apresentador do programa de sucesso de horário nobre da SIC “Minutos Mágicos”, vai subir ao palco do Altice Forum Braga esta noite. Em entrevista exclusiva ao Diário do Minho, o mágico promete proporcionar momentos “únicos e inesquecíveis”. «Eu tenho sempre como base o entretenimento, que, na minha perspetiva e na minha área, na minha concepção artística, deve ser uma mistura entre divertir, criar emoções diversas, mas ao mesmo tempo se puder acrescentar algo, passar algumas vezes algumas ideias, conceitos que provavelmente nem toda a gente está a par, claro, de acordo com a minha própria experiência de vida», refere Mário Daniel. «A arte que eu estudo há muitos anos, traz coisas interessantes, diferentes para a mesa que a maioria das pessoas não conhece. Equilibrar entre entretenimento puro e uma narrativa que faça sentido e ao mesmo tempo uma mensagem que poderá ser, de alguma forma bonita e que obrigue à reflexão», destaca. Embora seja muita a experiência e estudo na arte da magia, o ilusionista admite que há um número óbvio que é sempre um desafio - há cerca de um ano, durante a exebição do truque de apneia no aquário, Mário perdeu os sentidos e teve que ser assistido. No entanto, continua a executar o número (real) que considera para si como uma superação. «A magia tem duas características que fazem diferenciar-se muito da maior parte das outras artes. No mesmo espetáculo nós podemos sentir gargalhadas em momentos super divertidos como logo a seguir, inspiradores como a seguir de algum medo ou de terror… a magia consegue passar por todas essas emoções numa forma bastante particular e ao mesmo tempo é a única forma de arte que nos apresenta algo que apela ao fator uau!”, explica.

 

Tudo preparado ao pormenor

 Questionado sobre a sua preparação antes de subir a palco, Mário Daniel admite que, apesar de muitos artistas seguirem determinados rituais, precisa apenas de um q.b. de ansiedade, tentar controlar a respiração. «Muitas vezes até sou eu que tento chamar a atenção da equipa, que às vezes se esquece um bocado talvez porque não vão ser atirados para cima do palco, esquecendo o caso da necessidade de estar muito focados para que nada nos escape, a magia e mais dificil nesse aspeto, porque nós temos imensas marcações, ou seja, cada objeto que é colocado no palco, cada posição onde eu estou é marcado», refere. Toda a atuação é controlada ao mínimo detalhe, desde as luzes, ao público, À posição e ângulos. Com a ajuda da sua equipa, ao longo do dia de cada atuação, o espaço é preparado ao pormenor para que no desenrolar do espetáculo corra tudo perfeitamente. «Temos que controlar ao máximo essas variáveis para que a transparência seja perfeita», reconhece o ilusionista que confessa inclusive a variação de reações de públicos que assistem aos espetáculos em diferentes dias e horas.

 

Promessa de uma experiência única

 Para esta noite, Mário Daniel espera um público  recetivo e com espírito. Vão cerca de dez sequências a palco, encaixadas umas nas outras que o mágico promete serem únicas e inesquecíveis. «Eu desafio o público bracarense a assistir. Façam esta experiência, se nunca tiveram, nunca tiveram num espetáculo de magia, deste género,desafiem-se e vão, porque eu tenho a certeza absoluta como ter uma experiência que não imaginam», conclui.