twitter

BE diz que estudantes de medicina têm papel fundamental na saúde

Fotografia DR

Redação

Publicado em 27 de fevereiro de 2024, às 10:01

Líder da candidatura por Braga, Bruno Maia, reuniu com a Associação Nacional.

O cabeça de lista do Bloco de Esquerda (BE) pelo círculo eleitoral de Braga às eleições legislativas, Bruno Maia, destacou o papel que os estudantes de medicina têm na garantia da equidade na prestação dos cuidados de saúde e enalteceu. A tomada de posição foi assumida no âmbito de uma reunião de trabalho com a Associação Nacional de Estudantes de Medicina, na qual também tomou parte Teresa Garcia, candidata pelo Porto.

«O Bloco reafirmou que a prioridade é a qualidade da formação dos estudantes, sendo necessário para isso contratar mais médicos especialistas para o SNS, valorizar a docência na carreira médica e atribuir remunerações adequadas a essa função», disse, em comunicado, fonte da candidatura por Braga, acrescentando que «Bruno Maia salientou o excelente trabalho dos estudantes de medicina na garantia de equidade e não discriminação nos cuidados de saúde, que infelizmente não é acompanhado, com o mesmo empenho, pela Ordem dos Médicos».

O BE denunciou o «subfinanciamento crónico» do ensino da medicina, o que é agravado pelo o «excesso de estudantes por formador».