twitter

Competições de cães e gatos e espetáculos de aves conquistaram as famílias no primeiro dia da Expo Animal

Fotografia

Rita Cunha

Jornalista

Publicado em 11 de novembro de 2023, às 19:45

O certame termina amanhã, no Altice Forum Braga.

O primeiro de dois dias de mais uma edição da Expo Animal conquistou as famílias que se deslocaram hoje ao Altice forum Braga para assistir a um vasto programa de animação. As competições de cães e gatos, como é habitual, cativaram a atenção de muitos dos visitantes, mas também os espetáculos de aves e répteis fizeram as delícias de todos, sobretudo dos mais destemidos, que não perderam a oportunidade de tocar em animais como cobras, iguanas ou corujas, ficando os momentos registados em fotografias.


Logo no arranque do certame, a azáfama dos criadores era notória. Escovar e perfumar o pêlo,  lavar os dentes, arranjar as unhas, colocar adereços são apenas alguns dos passos que têm de ser seguidos antes da entrada no pavilhão, perante o olhar atento dos membros do júri que vão avaliar uma série de parâmetros que vão muito para além da aparência geral do animal, incluindo, por exemplo,  o seu movimento e postura ao caminhar ou correr; a direção, aprumo e firmeza dos metacarpos; e o grau de alinhamento entre os membros do lado esquerdo em relação aos do lado direito. Todo um conjunto de pormenores que requerem muito treino ao longo do ano.

Bobtail, Cão de Pastor Alemão, Cão de Pastor Belga, Shetland Sheepdog, Boxer, Cão da Serra da Estrela, Dobermann, Pinscher Miniatura, Schnauzers, American Staffordshire Terrier, Staffordshire Bull Terrier, Iberian Husky, Golden Retriever e Chihuahua são algumas das raças representadas na competição.


Pelo recinto, viam-se ontem muitas famílias, sobretudo pais a acompanhar os filhos que queriam ver e tocar nos animais presentes. Ana Silva deslocou-se com a filha Matilde naquilo que já considera ser «uma visita habitual nesta altura do ano». «De há uns anos para cá vimos sempre, sobretudo desde que as crianças nasceram porque acabam por ser elas a trazer-nos aqui», disse, destacando, do programa, a possibilidade de ver cães de raças pouco comuns e que «dificilmente vemos na rua», mas também répteis como cobras, não esquecendo as iguanas, tarântulas ou os escorpiões.

O espetáculo com aves e répteis, pelo AquaShow, também foi um momento que conquistou os visitantes, alguns dos quais aproveitaram, no final, para tirar fotografias com os animais.


Ainda durante o dia de hoje houve demonstrações de segurança e um workshop de prevenção sobre a importância do estímulo físico e mental.


A Expo Animal termina amanhã, podendo ser visitada das 10h00 às 19h00. O programa pode ser consultado aqui.