twitter

Bispo Auxiliar D. Delfim visita respostas sociais da Santa Casa da Misericórdia de Braga

Fotografia DR

Redação

Publicado em 14 de setembro de 2023, às 10:49

D. Delfim enalteceu o trabalho realizado por esta instituição «que humaniza»

O Bispo Auxiliar D. Delfim Gomes visitou terça-feira as respostas sociais da Santa Casa da Misericórdia de Braga, ficando a conhecer de perto o trabalho que esta instituição desenvolve em prol da comunidade.

A visita inicicou com uma eucaristia na Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) Nossa Senhora da Misericórdia, presidida por D. Delfim Gomes e concelebrada pelo capelão da Instituição, padre José Dias Pereira, em que os utentes foram intervenientes ativos. Prosseguiu depois nas creches Rainha D. Leonor e Rainha Santa Isabel, onde foi presenteado com lembranças elaboradas pelas crianças destas respostas sociais.

Na ERPI Nevarte Gulbenkian D. Delfim Gomes foi entusiasticamente recebido com cânticos e com uma lembrança elaborada pelos utentes das respostas sociais da terceira idade. Nesta resposta social D. Delfim salientou “o carinho” que carateriza a relação com os utentes e enalteceu as «magníficas instalações», dirigindo palavras de reconhecimento pelo trabalho realizado pela Santa Casa no apoio à comunidade e aos mais fragilizados.

O Bispo Auxiliar de Braga felicitou os órgãos sociais da instituição, assim como os colaboradores pelo trabalho desenvolvido nas diversas dimensões em que atuam, dando prossecução à prática das obras de misericórdia, e destacou a «força e o carinho demonstrados pelo provedor Bernardo Reis». Reforçou que se «nota aqui muito carinho, um carinho que faz a diferença em todas a instituições. Uma instituição que humaniza, que vai à procura de servir melhor porque o outro a quem está a servir é seu irmão, é uma instituição que faz a diferença».

Por sua vez, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Braga agradeceu, em nome da Mesa Administrativa e de todos os Órgãos Sociais e colaboradores, a honrosa visita, proporcionando verdadeiros momentos de carinho e de alegria, sobretudo para os utentes, a quem dirigiu palavras amigas e de esperança.

A visita prosseguiu na Farmácia da Misericórdia de Braga, onde a diretora técnica, Daniela Ponte, teve oportunidade de mostrar os vários serviços disponibilizados aos clientes nesta valência, bem como o importante papel que a Farmácia da Misericórdia desempenha na produção de manipulados, alguns deles seguindo receitas com várias décadas.

O programa terminou com a visita ao património secular da instituição – igreja do Hospital de S. Marcos e Capela de S. Bentinho – permitindo mostrar o papel que esta tem desempenhado na conservação e restauro do seu património, um património que faz parte da cidade e da nossa história.