twitter

Livre contesta equipamento privado em espaço verde do Município de Braga

Fotografia DR

Redação

Publicado em 08 de agosto de 2023, às 12:22

Populares lançaram petição na internet contra construção de ginásio privado com piscina e estacionamento em espaço público

  O Núcleo Territorial de Braga do partido Livre contesta a decisão de concessionar a construção de um ginásio privado com piscina num espaço público que estava a ser usado como espaço de lazer dos moradores e cumpre as funções de espaço verde dentro da área urbana.

 «Face a esta situação, o Núcleo Territorial de Braga do LIVRE (NT Braga) manifesta-se contra a construção desta infraestrutura privada num espaço público, que vai privar cidadãos do usufruto do único espaço verde nas imediações», afirma, em comunicado, a estrutura bracarense do Livre. Acrescenta a nota de imprensa enviada ao DM que a concessão acontece «numa zona em que as ruas são estreitas, os prédios demasiado altos para a sua largura e os automóveis se arrumam como podem», pelo que «os moradores verão aumentar a pressão em termos de trânsito, ruído e congestionamento geral das ruas junto das suas habitações e, eventualmente, enfrentar um maior risco de inundação das suas garagens devido ao aumento da impermeabilização do solo».

 Salientando que o equipamento privado será construído numa das zonas urbanas com mais população e menos espaços verdes, o Livre vinca que, embora sendo pequeno, «é nele que as pessoas encontram um lugar para descansar, levar os filhos a brincar, conversar e conviver com os vizinhos».

 «Além disso, duranteverões em que se registam temperaturas cada vez mais elevadas, em particular nas cidades, os espaços verdes amenizam o calor, proporcionam humidade e contribuem, durante todo o ano, para a regulação da temperatura e a infiltração de água nos solos», continua a nota de imprensa, dando conta que o Núcleo Territorial de Braga do Livre apoia e subscreve a petição pública lançada por um grupo de cidadãos para defender a preservação do espaço vedem em causa onde, juntamente com o ginásio e a piscina, será construído um espaço de estacionamento para 150 viaturas.

 A petição lançada pelos moradores está disponível online e pode ser assinada em ‘https:// peticaopublica.com/psign. aspx?pi=MoradoresSaoVictor’.