twitter

Entre as propostas do Juntos Pelo Povo para o distrito de Braga estão a criação do programa “Casa para Todos” e um passe único metropolitano

Entre as propostas do Juntos Pelo Povo para o distrito de Braga estão a criação do programa “Casa para Todos” e um passe único metropolitano
Fotografia DR

Francisco de Assis

Jornalista

Publicado em 14 de maio de 2025, às 10:56

Entrevista a João Horta, cabeça de lista do JPP pelo Círculo Eleitoral de Braga.

O Diário do Minho enviou uma série de perguntas a todos os cabeças de lista pelo Círculo Eleitoral de Braga, tendo em vista as eleições legislativas do dia 18 de maio. No entanto, o Junto Pelo Povo (JPP) não enviou as respostas, limitando-se a um resumo das propostas para o distrito. Entre as propostas enviadas ao pelo cabeça de lista pelo JPP estão a criação de Gabinete de Apoio ao Cidadão em todos os concelhos dos distrito de Braga para melhor resolver os problemas locais com maior rapidez.
João Horta propõe, igualmente, criar o Programa Jovem Empreende Braga, que liga jovens empreendedores a fundos de investimento locais e europeus.
No âmbito da saúde, a equipa do Juntos Pelo Povo no distrito de Braga «exige a conclusão das obras no Hospital de Braga e o reforço de valências hospitalares em Guimarães e Barcelos».
O JPP propõe ainda o lançamento do projeto-piloto Escolas do Futuro, com laboratórios de inovação tecnológica em escolas secundárias do distrito de Braga.
No que diz respeito à mobilidade, João Horta e o Juntos Pelo Povo pedem «a requalificação urgente da Linha do Minho e exigência de mais ligações ferroviárias regionais». Ainda no que toca aos transportes, o JPP pretende a «implementação de um passe único metropolitano no distrito de Braga, para promover o transporte público.
Quanto à cultura, o partido Juntos Pelo Povo sugere a criação de um Passaporte Cultural que ofereça acesso gratuito a eventos e espaços culturais, para jovens até aos 25 anos de idade.
A habitação, uma das grandes preocupações do distrito de Braga e de Portugal em geral, também merece a atenção do JPP, que pretende «criar o programa “Casa para Todos Braga”, que junta privados, cooperativas e o Estado, para dar resposta a jovens e famílias carenciadas.
Em jeito de proposta de combate à corrupção, João Horta e a sua candidatura propõem a publicação de todos os gastos dos representantes eleitos, numa em plataforma aberta ao público.
Além de João Horta, a lista é composta por Telma Veloso, Sandra Sousa, Fernando Gonçalves, António Ribeiro e Mário Cunha.