twitter

Fora D'Horas - Diogo Casimiro

Fora D'Horas - Diogo Casimiro
Fotografia Diana Carvalho

Publicado em 10 de maio de 2023, às 11:37

Da resiliência nasceu um novo Casimiro

A DMTV deu início, ontem, ao Fora D’Horas. Um espaço de conversas intimistas e sem filtros, onde OS convidados serão desafiados a falar da sua vida profissional, mas também pessoal.

Neste primeiro episódio, o convidado é o futebolista Diogo Casimiro, de 24 anos, natural de Oliveira de Azeméis e, desde a época de 2018/2019, lateral-direito da Equipa B do Sporting Clube de Braga.

No final do ano de 2020, a vida surpreendeu-o com uma grande batalha… uma doença oncológica, um linfoma de Hodgkin.

Mas vamos começar pelo início, vamos conhecer o Diogo em criança.

Desde pequeno que tinha nos pés o seu maior sonho. Fazia de todos os brinquedos uma bola e não queria outra coisa senão jogar futebol. Aos seis anos entrou nesse mundo, estreou-se na União Desportiva Oliveirense onde esteve cerca de um ano e meio.

Com oito anos surgiu a oportunidade de ir jogar para o Futebol Clube do Porto, onde acabou por se manter durante dez anos e, no seu primeiro ano de seniores, esteve no Freamunde.

Na época seguinte, 2018/2019, escolheu uma nova família, o SC Braga, onde, pelas suas palavras, voltou a ganhar a alegria de jogar futebol.

Com 18 anos, estreou-se na equipa B, acompanhado por vários colegas mais velhos, que o receberam da melhor forma. O sonho continuava. Estava tudo alinhado. No último mês de 2020 a notícia chegou.

O futebolista conta que, em dezembro, depois de mais um treino, estava em casa e sentiu um alto no pescoço, tendo mandado uma fotografia ao médico do clube. No dia seguinte, não lhe foi permitido treinar e foi, no próprio dia, fazer uma biopsia. Desde esse dia, deixou de competir e, no dia 31 de dezembro, chegaram os resultados dos exames.

Com um pé no novo ano, com vários sonhos por concretizar, Diogo recebe a notícia menos esperada. É-lhe diagnosticado um Linfoma de Hodgkin.

“Na altura fiquei em choque, não estava à espera. Só me apercebi da realidade daquilo que tinha no meu primeiro tratamento, quando cheguei ao IPO. Aí sim, é que me caiu a ficha.”

Esta foi uma batalha que durou quase dois anos e, como nos contou o futebolista, foram tempos em que, além de não poder fazer o que mais gostava, esteve quase sempre em tratamentos. Inicialmente, seriam poucas as sessões de quimioterapia, mas uma recaída fez com que precisasse de mais. Mais tarde, apanhou uma infeção que o fez ficar em coma durante quatro dias. Depois de ultrapassar esta fase mais crítica, Casimiro acabou por fazer um autotransplante, que foi a etapa final desta “caminhada”.

Manteve-se sempre positivo e com esperança e confessa, ainda, que se inspirou no seu avô que, pouco tempo antes deste diagnóstico, tinha acabado de recuperar de um cancro.

“Olhava para ele como o meu herói, era um objetivo que eu tinha. Se o meu avô, com setenta e tal anos, conseguiu, eu também ia conseguir”, afirmou.

A 12 de agosto de 2022 recebeu finalmente a notícia que tanto ansiava, a de que estava pronto para voltar aos relvados!

Hoje, recuperado, Diogo afirma que nunca lhe faltou apoio por parte do clube.

Sinto-me uma pessoa especial. Nasceu um Casimiro novo.

O SC Braga renovou contrato com o jogador duas vezes, uma antes do transplante e outra quando este voltou a jogar e, pelas palavras do futebolista, isso foi fundamental nesta batalha que o transformou numa nova pessoa.

“Nunca me faltou apoio por parte do clube. Hoje estou muito bem, Graças a Deus. Posso dizer que sou uma pessoa especial, sinto-me completamente bem e saudável. Sou um novo Casimiro”, relata o jogador.

Para o futuro, Diogo quer aproveitar um dia de cada vez, sem pressas, mas com uma vontade enorme de atingir todos os sonhos que transporta consigo desde tenra idade.

“Um grande objetivo é chegar à equipa A e estabilizar-me lá. Acredito que seja possível e que tenho possibilidades para chegar e me manter lá”.

A batalha foi dura mas no final de contas a resiliência, a vontade de viver e sonhar, fez com que este obstáculo fosse superado.

Hoje, Diogo continua a fazer do seu maior sonho a sua vida e garante que continuará a dar o seu melhor para que seja possível alcançar todas as metas que pretende.