A cabine telefónica vermelha, ao estilo inglês, orgulhosamente plantada no início da Rua dos Chãos, merece, caro leitor, alguns momentos de contemplação. Não para evocar o arquiteto Sir Giles Gilbert Scott, autor do modelo, mas para matutar sobre como se deixa que a utilidade das coisas se vá degradando dia a dia. Em breves instantes, se verifica que o vermelho há muito perdeu vida, agora redecorado por grafites e comido pelo sol. À quotidiana degradação, junta-se a falta de vidros; e porta nem vê-la. Talvez se salve o telefone, bem encaixado no seu interior e ainda capaz de um desenrascanço a alguém que esqueça em casa esta modernice do smartphone. Então, antes que a dita cuja se torne completamente inútil, era bom devolver-lhe a dignidade que outrora conheceu. Se não…... boa bai ela!
Braga por um canudo
Fotografia
22 junho 2026