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Alta velocidade entre Lisboa e Galiza apoiada pela União Europeia

Alta velocidade entre Lisboa e Galiza apoiada pela União Europeia
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Publicado em 31 de janeiro de 2023, às 12:22

A linha de alta velocidade está dividida em várias fases, sendo a ligação do Porto à Galiza a última a avançar, em 2030.

O projeto de ligação em comboio de alta velocidade entre Lisboa e a cidade galega de Corunha é um dos dez selecionados para apoio comunitário pela Comissão Europeia. A ligação entre Lisboa e Madrid também está no plano de ação para impulsionar o transporte ferroviário transfronteiriço de passageiros.

O executivo comunitário anunciou esta terça-feira que escolheu 10 projetos-piloto que apoiará para estabelecer novos serviços ferroviários ou melhorar os já existentes, apontando que, no seu conjunto, “irão melhorar as ligações ferroviárias transfronteiriças em toda a União Europeia, tornando-as mais rápidas, mais frequentes e mais acessíveis”.

A Comissão revelou que, “após uma avaliação cuidadosa”, selecionou uma dezena de projetos-piloto transfronteiriços, publicando a lista por ordem de data de início prevista, surgindo, no nono lugar da tabela – sem uma data específica –, o novo serviço ferroviário, de alta velocidade, entre Lisboa e a cidade da Corunha, na Galiza, e a nova ligação entre as capitais portuguesa e espanhola.

A linha de alta velocidade está dividida em várias fases, sendo a ligação do Porto à Galiza a última a avançar, em 2030. De acordo com o calendário anunciado pelo Governo, esta fase, que tem uma estação em Braga, entra em 2023 em fase de estudos.

Entre outros projetos selecionados, contam-se uma ligação ferroviária entre Alemanha, Dinamarca e Suécia, comboios noturnos a ligar Paris, Milão e Veneza (Itália), um novo serviço ferroviário noturno entre Amesterdão (Países Baixos) e Barcelona (Espanha), a melhoria da ligação já existente entre Amesterdão e Londres, e novos serviços entre Munique (Alemanha) e as cidades italianas de Roma e Milão.

Segundo Bruxelas, as propostas foram apresentadas pelo setor ferroviário e pelas autoridades competentes em resposta ao plano de ação da Comissão para impulsionar o transporte ferroviário de passageiros de longa distância e transfronteiriço, adotado em dezembro de 2021.

O plano de ação identificou obstáculos que dificultam a aceitação e o funcionamento dos serviços ferroviários transfronteiriços de passageiros, e medidas para os resolver, recorda o executivo comunitário, sublinhando que “uma destas medidas são os projetos-piloto anunciados hoje, que ajudarão os operadores ferroviários e as autoridades a quebrar na prática os obstáculos ainda existentes, com o apoio da Comissão”, que “irá agora convidar os responsáveis pelas 10 propostas selecionadas a lançar os seus projetos”.

"Ainda que a procura de mobilidade verde esteja a crescer, precisamos que o mercado ferroviário responda muito melhor e muito mais rapidamente, especialmente para viagens longas e transfronteiriças. É por isso que a Comissão Europeia quer agora ajudar as empresas ferroviárias a criar novas ligações ferroviárias internacionais – de dia e de noite –, derrubando as muitas barreiras aos caminhos-de-ferro transfronteiriços. Estou desejosa de trabalhar com o setor ferroviário para fazer destes 10 projetos-pilotos um sucesso e para inspirar muitos mais a aderir", comentou a comissária europeia dos Transportes, Adina Valean.


Autor: Agência Lusa/João Pedro Quesado