twitter

Braga e Viana do Castelo sobem para alerta laranja por chuva forte

Braga e Viana do Castelo sobem para alerta laranja por chuva forte
Fotografia

Publicado em 19 de dezembro de 2022, às 15:30

As previsões meteorológicas apontam para “períodos de chuva por vezes forte e persistente” entre o final da noite desta segunda-feira e a madrugada de terça-feira.

A Proteção Civil elevou o nível de alerta de amarelo para laranja em oito distritos. A mudança deve-se às previsões de chuva intensa para o final desta segunda-feira, com alertas para a possibilidade de inundações em meio urbano.

“Foi decidido, no ‘briefing’ do centro de coordenação operacional nacional, elevar o estado de alerta especial para nível laranja para os distritos de Braga, Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Setúbal e Lisboa”, disse o comandante nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Num ponto de situação feito ao início da tarde na sede nacional da ANEPC em Carnaxide, Oeiras, André Fernandes explicou que as previsões meteorológicas apontam para “períodos de chuva por vezes forte e persistente” entre o final da noite deesta segunda-feira e a madrugada de terça-feira.

O período crítico será entre as 21h00 e as 9h00 de terça-feira, com possibilidade de trovoadas e rajadas fortes de vento.

Perante as previsões de chuva, a Proteção Civil admite que poderão registar-se inundações em meio urbano, cheias e derrocadas e deslizamentos de terra. As zonas mais suscetíveis são no litoral norte, região centro e área metropolitana de Lisboa.

“Mais do que as medidas de antecipação que estão a ser tomadas, importa sensibilizar para a autoproteção de todos, que é fundamental”, apelou André Fernandes, recomendando que os condutores que já estejam a realizar viagens neste período, a poucos dias do Natal, também estejam atentos à informação meteorológica e operacional da Proteção Civil.

​​​​​​​O responsável acrescentou que a elevação do estado de alerta implica um reforço de operacionais e que os serviços municipais da Proteção Civil também “farão a análise, ponto a ponto, das situações mais críticas”, recordando que ainda estão a decorrer operações de reabilitação em algumas zonas.

“Se for necessário, farão os condicionamentos de trânsito nas vias mais afetas ou com possibilidade de virem a ser afetadas”, disse.

O comandante nacional da ANEPC referiu também que a Agência Portuguesa do Ambiente emitiu avisos para as bacias hidrográficas do Minho, Lima, Cávado, Ave, Douro, Vouga, Mondego, Tejo e Sorraia.​​​​​​​
Autor: Agência Lusa/Redação