twitter

Tempo. Proteção Civil sobe para alerta laranja dispositivo em Braga e Viana do Castelo

Tempo. Proteção Civil sobe para alerta laranja dispositivo em Braga e Viana do Castelo
Fotografia

Publicado em 11 de dezembro de 2022, às 12:57

A decisão segue-se à subida do alerta meteorológico, também para o nível laranja, nos distritos minhotos de Braga e Viana do Castelo.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) vai aumentar, a partir da meia-noite, de amarelo para laranja o estado de alerta do dispositivo de socorro nos distritos de Braga e Viana do Castelo, assim como nos de Aveiro, Porto e Vila Real. A decisão segue-se à subida do alerta meteorológico, também para o nível laranja, nos distritos minhotos de Braga e Viana do Castelo, decidida esta manhã pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo adiantou este domingo aos jornalistas o comandante nacional da ANEPC, André Fernandes, face ao agravamento das condições atmosféricas durante a próxima madrugada, na tarde de segunda-feira também o distrito de Setúbal deverá estar em alerta laranja, em termos do dispositivo de socorro.

"Este alerta tem a ver com o acumular de precipitação", referiu André Fernandes, observando que é expectável, face às previsões atmosféricas para os dias 12, 13 e 14, um acumular de precipitação e que os "rios aumentem o seu caudal e ocupem o leito das cheias", sobretudo na região norte do país, nomeadamente nas bacias hidrográficas do Minho, Lima, Douro, Ave e Vouga.

O comandante nacional da ANEPC revelou que para o norte, entre segunda e terça-feira, é esperada uma precipitação até 220 mililitros, enquanto para a região sul - entre Lisboa e Vale do Ave e os distritos de Évora, Portalegre e Beja - se prevê uma acumulação de precipitação entre 80 e 160 mililitros.

Face a esta situação meteorológica, André Fernandes alertou para a possibilidade de inundações na bacia hidrográfica do Cávado, em Braga, Barcelos e no rio Este (Braga). Na bacia hidrográfica do Minho, Caminha, Monção e Valença são as áreas em maior risco de inundação, e quanto à bacia do Lima, o comandante nacional da ANEPC chamou a atenção para a eventualidade de inundações nas povoações ribeirinhas em Arcos de Valdevez e também para a possibilidade de ocorrência de inundações em Ponte da Barca e Ponte de Lima, nomeadamente em zonas ribeirinhas. Na bacia hidrográfica do Ave, as precipitações previstas poderão levar a um aumento de caudais, com inundações em Santo Tirso, avisou ainda.

Durante a conferência de imprensa na sede da proteção civil, em Carnaxide, Oeiras, André Fernandes apelou à adoção de medidas preventivas e de comportamentos adequados, em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, recomendando a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas pluviais e a retirada de inertes e outros objetos que criem obstáculos ao livre escoamento das águas.

A Proteção Civil está também a recomendar, desde sábado, “especial cuidado” na circulação junto a zonas ribeirinhas por causa de fenómenos de transbordo dos cursos de água, dizendo mesmo para evitar a circulação e permanência nesses locais.

“Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de águas nas vias”, diz a ANEPC, pedindo igualmente que os cidadãos não atravessem zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou tampas de esgoto abertas.

A autoridade alerta ainda para que não se pratiquem atividades relacionadas com o mar, seja pesca desportiva ou desportos náuticos, mas também passeios à beira-mar, evitando também estacionar veículos muito próximo da orla marítima.

As recomendações da ANEPC são medidas preventivas face à informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que aponta parachuvas fortes, agitação marítima, neve e ventos fortes nas próximas 72 horas.

  Notícia atualizada às 14 horas com informação dos riscos nas bacias hidrográficas do Cávado, Minho, Lima e Ave.
Autor: Redação/Agência Lusa