twitter

Tempo. Semana começa com chuva e agitação marítima

Tempo. Semana começa com chuva e agitação marítima
Fotografia

Publicado em 07 de novembro de 2022, às 08:24

As previsões para Braga são de uma temperatura máxima de 18ºC e mínima de 12ºC, enquanto Viana do Castelo regista uma máxima de 17ºC e uma mínima de 13ºC.

A chuva regressou este domingo e ficou para o início da semana, com o tempo esta segunda-feira a ser marcado pela chuva, mais intensa e frequente durante a tarde. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê ainda vento por vezes forte no litoral a norte do Cabo Carvoeiro e nas terras altas, uma subida da temperatura mínima e agitação marítima forte na costa ocidental. De acordo com a previsão descritiva do IPMA, nas regiões Norte e Centro, o céu vai apresentar-se muito nublado ou encoberto, com períodos de chuva fraca no litoral, «estendendo-se gradualmente ao interior a partir da manhã, e aumentando de intensidade e frequência a partir da tarde, podendo ser localmente forte no litoral e nas terras altas». O vento nestas regiões vai soprar «fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante sul, tornando-se gradualmente moderado a forte (30 a 45 km/h) a partir da manhã na faixa costeira a norte do Cabo Carvoeiro e nas terras altas, por vezes com rajadas até 70 km/h». Há ainda a previsão de neblina ou nevoeiro temporário e de uma subida da temperatura mínima. Já na região Sul, o céu vai mostrar-se geralmente muito nublado, «apresentando-se pouco nublado no Algarve até fim da tarde e no interior do Alentejo durante a manhã e início da tarde». O IPMA prevê ainda períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral a norte do Cabo Espichel, «estendendo-se gradualmente às restantes regiões a partir do meio da tarde e aumentando de intensidade e frequência a partir do fim da tarde no Alentejo, onde poderá ser por vezes forte». O vento nesta região vai soprar fraco, «tornando-se fraco a moderado (até 25 km/h) de sul/sudoeste a partir da tarde, por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas no fim do dia». A previsão do tempo aponta também para neblina ou nevoeiro matinal e uma subida da temperatura mínima. Quanto ao mar, o IPMA informa que a temperatura do mesmo vai registar, na Costa Ocidental, ondas de noroeste com quatro a cinco metros, «sendo cinco a 6,5 metros a norte do Cabo Mondego até ao início da manhã, diminuindo para três a 3,5 metros a sul do Cabo Raso a partir da tarde», bem como uma temperatura entre os 17 e os 18º Celsius. Já na Costa Sul, vão ser registadas ondas de sudoeste com um a 1,5 metros, assim como uma temperatura da água entre os 19 e os 21º Celsius.
Em Braga, prevê-se uma temperatura máxima de 18º Celsius e uma mínima de 12ºC. Em Viana do Castelo, as previsões apontam para uma temperatura máxima de 17ºC, com a mínima a rondar os 13ºC.

Autor: Diana Carvalho