Fotografia: DR

Câmara de Amares adota medidas para reduzir custos energéticos

As medidas incluem um limite na temperatura dos sistemas de climatização e dar prioridade à luz natural.

Redação
16 Out 2022

A Câmara Municipal de Amares aprovou na passada segunda-feira, em reunião do executivo, uma proposta para adoção de medidas para mitigar os efeitos provocados pela subida dos custos energéticos. As medidas visam especialmente os sistemas de climatização e iluminação de equipamentos municipais.

«Devido aos constantes aumentos de energia, que têm causado enorme impacto nas despesas correntes do município, é oportuno implementar, imediatamente, medidas com vista a reduzir o valor da fatura com eletricidade», explica a autarquia, lembrando que o custo elevado da fatura com eletricidade advém principalmente da iluminação pública, dos edifícios e equipamentos municipais.

Deste modo, o conjunto de medidas aprovadas inclui a não programação de sistemas de climatização para uma temperatura inferior a 27 graus Celsius no verão e superior a 19 no inverno, bem como a não climatização das zonas não utilizadas. As janelas e portas para o exterior devem manter-se fechadas quando o sistema de climatização estiver ligado e o mesmo deve ser desligado no final do trabalho. Para além disso, sempre que possível, as janelas e portas devem ser calafetadas, para evitar perdas de calor.

No que toca à iluminação, deve ser privilegiada a luz natural e as restantes luzes devem permanecer desligadas nos espaços não utilizados, bem como a partir das 22h00 nos espaços públicos desocupados. A autarquia pede ainda que se evite deixar equipamentos ligados ou em ‘stand-by’, que se substituam as lâmpadas para o Led e que os carregadores dos aparelhos sejam retirados da tomada, quando não são utilizados.

«A eficiência energética é conseguida evitando o desperdício de energia através de equipamentos e edifícios mais eficientes e alteração de alguns festos quotidianos», sustenta o presidente da Câmara, Manuel Moreira.





Notícias relacionadas


Scroll Up