Fotografia: DR

Comboios turísticos convidam a descobrir a Galiza

Rotas funcionam até outubro.

Luísa Teresa Ribeiro
29 Jul 2022

Treze rotas de comboios turísticos convidam a descobrir a Galiza, até outubro, sendo este ano novidade os percursos dedicados aos queijos e às marinas. A nona edição desta iniciativa permite ficar a conhecer produtos como vinhos e lampreia, mas também paços e jardins históricos, mosteiros e paisagens deslumbrantes, com um guia e sem a preocupação de conduzir.

Cinco dos percursos saem da estação de Ourense, local onde decorreu a apresentação da programação deste ano dos comboios turísticos. Esta iniciativa foi lançada em 2013 pelo INORDE – Instituto Ourensano de Desenvolvimento Económico, Renfe e Turismo da Galiza, tendo-se revelado um sucesso, com a edição do ano passado a atingir uma ocupação de quase 100 por cento.

Na cerimónia de lançamento do calendário deste ano, o presidente do INORDE, Rosendo Fernández, destacou que esta iniciativa permite que os viajantes fiquem a conhecer a região «na perspetiva do comboio, visitando enclaves naturais, enogastronómicos, patrimoniais e culturais, acompanhados durante todo o percurso por um guia especializado».

Este responsável adiantou que os itinerários com saída de Ourense – rotas do Vinho da Ribeira Sacra – Rio Sil; Vinho da Ribeira Sacra – Rio Minho; Vinhos do Ribeiro e Rias Baixas; Vinho de Monterrei; e Vinhos da Ribeira Sacra e Valdeorras – «se tornaram num dos produtos turísticos com maior procura durante a época estival, que se estende até outubro».

Em Santiago de Compostela têm início as rotas dos Vinhos das Rias Baixas, Mosteiros, e Paços e Jardins Históricos da Galiza; da Corunha partem as rotas das Marinas, Queijos e Caminhos de Santiago; de Ferrol sai a rota dos Faróis e de Pontevedra a rota da Lampreia.

O bilhete custa 45 euros para adultos e 20 euros para crianças dos 3 aos 13 anos. Grupos com dez ou mais adultos têm um desconto de 15%. A aquisição pode ser feita no site da Renfe.

 





Notícias relacionadas


Scroll Up