Fotografia: Avelino Lima

Marcelo elogia papel dos politécnicos no combate às desigualdades no país

A deslocação a Barcelos abriu, hoje, o vasto programa das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Carla Esteves
7 Jun 2022

O Presidente da República elogiou, hoje à tarde, o papel do ensino superior polictécnico no combate às assimetrias  em Portugal. Marcelo Rebelo de Sousa falava em Barcelos, durante a sessão de homenagem, a título póstumo, do ex-presidente do IPCA, João Carvalho, pelo seu legado e contributo nas áreas da contabilidade e fiscalidade.

A deslocação a Barcelos abriu, hoje, o vasto programa das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que se estende até sexta-feira, 10 de Junho, em Braga.

Durante a sua intervenção, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que «hoje é visível como sem o ensino superior politécnico  o país seria diferente, seria menos desenvolvido e menos coeso territorialmente, seria mais desigual, mais assimétrico e mais injusto».

O Presidente da República enalteceu, por isso, o papel de João Carvalho no despontar do ensino superior politécnico,    pelo facto de ter acreditado e desenvolvido condições para que ele vingasse.

«Esta condecoração é indissociável do IPCA, mas vai para além do IPCA. Abarca todo o contributo comunitário que o seu projeto envolveu e o papel fundamental que esta e outras instituições similares tiveram no nosso país », afirmou Marcelo  Rebelo de Sousa.

Recordando João Carvalho como um «homem que viveu a  vida com paixão, o Presidente da República afirmou que foi ao IPCA condecorar «um símbolo do que é a importância dos politécnicos  na sociedade portuguesa».

«É uma condecoração por uma grande paixão ao serviço de Portugal e foi essa a razão da sua atribuição», afirmou, antes de entregar à atual presidente do IPCA, Maria José Fernandes, a condecoração conferindo a João Carvalho o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, a título póstumo.

[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]





Notícias relacionadas


Scroll Up