twitter

Factos que são factos

Assistimos, nos últimos dias, a mais um episódio de uma série que já dura há demasiado tempo, num enredo repleto de mentiras, de maus exemplos, de muita incompetência, de desonestidade, e, sobretudo, de completa ausência de um projeto de futuro. Falo obviamente do rumo que o nosso SC Braga continua a seguir.

Um dia, surgem notícias que foi apresentada uma proposta para a renovação do contrato do treinador em exercício, no dia seguinte, este declara que nada lhe foi apresentado, para, volvido um dia, o episódio terminar com uma festa de despedida, com direito a transmissão televisiva e com muitos “beijos e abraços” entre os dois principais protagonistas, presidente e (ex)treinador do SC Braga.

Algo não bate certo, e os sócios têm direito e deveriam exigir a verdade.

Mais uma vez, esta Direção e seu presidente demonstraram que não sabem o que andam a fazer, estão completamente à deriva, secundarizando de forma grosseira os principais interesses deste grande clube.

Terminou, entretanto, mais uma época... e, uma vez mais, obtivemos o quarto lugar. Será que os sócios/adeptos não ambicionam mais? Ou estaremos todos conformados?

Factos dos últimos cinco anos:

1. Uma média de 20 pontos de diferença para o primeiro lugar

2. Rendimentos operacionais que passaram de 15,5 milhões de Euros, em 2017, para os 25,7 milhões de Euros, em 2021

3. Gastos operacionais que passaram de 23,7 milhões Euros, em 2017, para os 38,9 milhões de Euros, em 2021

4. O valor das transferências de jogadores (vendas) foi de 161 milhões de Euros, por contraponto com os 33 milhões de Euros de valor das compras, resultando num saldo positivo de 128 milhões de Euros;

5. O passivo passou de 33,5 milhões de Euros, em 2017, para os 54,5 milhões de Euros, em 2021.

Posto isto, é completamente incompreensível o aumento de gastos em cerca de 66% se o objetivo anual desta Direção é o quarto lugar, bem como um aumento do passivo em cerca de 64% tendo em conta o saldo positivo de 128 milhões em transferências.

Para onde está a ir o dinheiro? Onde está a progressão do clube? Pior defesa entre os quatro primeiros classificados, e um ataque que marcou menos 34 golos do que o campeão. E em relação ao 3.º classificado foram menos 26 golos marcados.

Factos são factos, e cabe aos sócios/adeptos tirarem as devidas ilações.


Autor: João Gomes
DM

DM

19 maio 2022