Fotografia: Nuno Cerqueira

Museu da Geira em Campo de Gerês alvo de tentativa de assalto

Em Terras de Bouro.

Nuno Cerqueira
11 Jun 2020

O Museu da Geira Romana às portas do Parque Nacional da Peneda Gerês, no concelho de Terras de Bouro, foi alvo de uma tentativa de assalto.

Segundo apurou este jornal, a situação ocorreu ontem de madrugada.

Situada na aldeia de São João de Campo (Campo de Gerês), os larápios utilizaram uma viatura para derrubar o vidro traseiro do museu recheado de objetos arqueológicos, muitos ligados à via romana que liga Braga a Astorga.

Se o interesse era o espólio arqueológico, a existência de duas paredes de aço em cada uma das extremidades impediu o acesso ao espaço museológico, onde também há material informático e de projeção de vídeos, entre outros artigos, o que poderá ter sido o principal objetivo para os assaltantes.

A GNR de Terras de Bouro, assim como militares do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento da GNR da Póvoa de Lanhoso, esteve a recolher indícios de forma a tentar identificar os autores da tentativa de furto.

Os prejuízos são vários, pois apesar do espólio do museu não ter sido afetado, o vidro e outros danos,  como dois placards da nova Grande Rota 50, ficaram destruídos.

Está tentativa de assalto veio alertar para a falta de vigilância da zona onde existe importante espólio arqueológico, incluindo a maior concentração de miliários romanos da Geira Romana Via XVIII, entre a localidade de Santa Cruz até à Mata de Albergaria, já na fronteira de Portela do Homem.

 

 





Notícias relacionadas


Scroll Up