Fotografia: Nuno Cerqueira

DGS “apaga” mais de 70 casos Covid-19 no Minho

Covid-19.

Nuno Cerqueira
24 Mar 2020

O último boletim informativo da DGS publicado hoje (ver aqui) apagou pelo menos 71 casos de Covid-19 confirmados oficialmente pelas autarquias.

Só no concelho de Braga, onde as autoridades locais davam conta de 52 casos (ver aqui), “desapareceram” 31 casos.

Mas há mais. Em Guimarães a autarquia local difundiu a existência de 26 casos, mas no boletim da DGS aparecem 15.

São vários os municípios do Minho que estão a lançar resultados com base nos dados recolhidos pelas estruturas locais de saúde, como o caso dos ACES.

Muitos municípios que divulgam nas redes sociais notas de forma a esclarecer os seus cidadãos,  informação oficial, como caso de Esposende (ver aqui), acabam por aparecer no boletim de hoje da DGS sem nenhum caso de infeção por Covid-19.

Por exemplo, o distrito de Viana do Castelo tem pelo menos sete dos 10 municípios (ver aqui) com casos positivos pelo novo coronavírus, mas o boletim da DGS dá apenas Viana do Castelo e Arcos de Valdevez com casos.

O Diário do Minho procura obter esclarecimentos para este “apagão Covid-19” da DGS, sendo que esta situação pode estar a ser replicada por todo o país.

(atualização)

Horas mais tarde a DGS acabou por retificar a situação (ver aqui) referindo que na tabela dos concelhos apenas estavam 54% dos casos positivos Covid-19.





Notícias relacionadas


Scroll Up