Fotografia: DM
Braga cancela procissões e concertos da Semana Santa

Celebrações na Catedral mantêm-se, mas «se as condições exigirem cuidados especiais não será permitida a participação de fiéis»

Redação
10 Mar 2020

A Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga decidiu cancelar as procissões e os concertos da Quaresma e Semana Santa, anunciou hoje em comunicado.

A medida foi decidida em reunião extraordinária, com a presença do Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, convocada para deliberar sobre «o melhor modo de celebrar a Semana Santa» perante as recomendações nacionais dadas pela ministra da Saúde para evitar a propagação do coronavírus Covid -19.

A realização das exposições «fica ao critério dos organizadores».

No comunicado, a Comissão informa ainda que as celebrações litúrgicas «acontecerão dentro da Catedral, com a toda a dignidade e esplendor que as caracterizam», mas «se as condições exigirem cuidados especiais, não será permitida a participação de fiéis, a não ser os necessários para os serviços litúrgicos». Neste caso, as celebrações serão transmitidas via internet e rádio.
«Nunca podemos, nem devemos, cair em alarmismos, mas a ninguém é permitido subestimar a gravidade da situação. A responsabilidade de vencer esta epidemia é de todos e de cada um», sustenta.

O ambiente decorativo nas ruas irá manter-se, assim como a abertura dos calvários. Assim, a Comissão pede aos comerciantes que decorem as suas montras com motivos alusivos a esta quadra.

«Estas orientações dizem respeito às celebrações da Quaresma e Semana Santa em Braga e alargam-se a todo o território da Arquidiocese de Braga», acrescenta a Comissão, que esta quinta-feira irá publicar outras orientações, mais de índole pastoral.

A Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga termina o comunicado a solicitar e a agradecer a «máxima compreensão», e pede que se reze pelos doentes, pelos seus familiares, pelos médicos e por todos profissionais de saúde, «invocando a protecção de Maria, Saúde dos Enfermos e Mãe de Misericórdia».





Notícias relacionadas


Scroll Up