A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez assinalou hoje simbolicamente o arranque no terreno do Projeto "Mercado Circular", com o qual pretende, desde logo, acabar com o uso de embalagens de plástico na exposição e na comercialização de produtos no Mercado Municipal bem como promover a separação de resíduos através de ecopontos.
O projeto resulta de uma candidatura submetida pela Câmara Municipal ao Fundo Ambiental, o ano passado, e que foi contemplada com 50 mil euros.
«O nosso grande objetivo é chamar a atenção das pessoas que é possível reutilizarmos os recursos, nomeadamente aqui no Mercado onde se lida muito com produtos perenes, da alimentação e outros, para podermos ter o máximo de cuidado e atenção relativamente à sua utilização», explicou o presidente da autarquia, João Manuel Esteves.
No âmbito desta candidatura, apresentada pelo município com o objetivo de promover a economia circular naquele equipamento Municipal, começaram ontem a ser distribuídos pelos clientes do Mercado os primeiros sacos de compras reutilizáveis, assim como a distribuição de sacos de papel pelos comerciantes de pão, frutas, legumes e peixe.
[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]
Autor: Jorge Oliveira
Mercado Municipal de Arcos de Valdevez adota práticas amigas do Ambiente
Fotografia
Publicado em 23 de outubro de 2019, às 18:57