Fotografia: Google

Centenas de crianças vão jogar futebol em Figueiredo em jornada solidária pela causa animal

250 crianças vão “Contra a indiferença jogar, jogar”.

Nuno Cerqueira
24 Abr 2019

Em defesa dos direitos do animais, nomeadamente contra o abandono e maus tratos, é o propósito de torneio de futebol que vai subir “aos relvados” da freguesia de Figueiredo em Braga no próximo dia 27 de abril.

Organizado pelo Grupo Desportivo de Figueiredo e pela Junta de Freguesia de Figueiredo, são cerca de 250 crianças, entre os seis e os nove anos que vão dar uns pontapés na “redondinha” para mostrar que também são cidadãos ativos e inclusivos.

O evento, de carácter lúdico, visa «proporcionar um dia de salutar convívio desportivo entre os pequenos atletas», numa lógica de «promoção da prática desportiva como elemento catalizador da melhoria da saúde física e mental das crianças e de incentivo para uma cidadania ativa e inclusiva», assinala o presidente da direção do clube organizador, Miguel Soares.

São 12 as equioas de petizes e traquinas que vão ter como “adversário principal” os maus tratos e o abandono de animais. A ‘contenda solidária’ – Torneio Gomes da Silva / II Figas Cup – vai ser jogada no Parque Desportivo D. Maria Emília Gil.

«A vertente solidária do torneio enquadra-se na prossecução desse objetivo de fundo, traduzindo-se este ano, e uma vez mais, numa grande ação de sensibilização contra os maus tratos e abandono de animais e em prol da adoção responsável junto dos mais novos e suas famílias – em parceria com o projeto Gato Francisco», aponta Miguel Soares.

Já Cláudia Sousa, voluntária do Gato Francisco, sublinha que «não há rivalidade que se sobreponha ao que todos nós temos de melhor e em comum, que é a nossa humanidade», acrescentando quer «a sociedade está a mudar» e que «atos de violência gratuita ou mesmo de indiferença perante o desespero dos animais são cada vez menos tolerados».

«O caminho a percorrer ainda é longo e que este só se faz caminhando, pelo que estas ações não resolvem o problema mas ajudam bastante a mudar mentalidades no que toca aos direitos dos animais, desde logo – através da recolha de ração e donativos – permitem “dar de comer a quem tem fome e de beber a quem tem sede”», aponta.

O Torneio Gomes da Silva – II Figas Cup conta com o apoio da Câmara de Braga e da Associação de Futebol de Braga.





Notícias relacionadas


Scroll Up