Fotografia:
Dois indivíduos resgatados da neve no PNPG pelos Bombeiros da Barca

Funcionários de uma operadora de telecomunicações iam reparar avaria no emissor do Muro no alto da Serra Amarela.

Nuno Cerqueira
8 Abr 2019

Os Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca (BVPB) resgataram dois indivíduos que ficaram presos na Serra Amarela, devido à neve, em pleno Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG) no concelho de Ponte da Barca. Segundo apurou o Diário do Minho junto do comandante dos BVPB, José Freitas, o alerta foi dado pelas 19h00 de ontem.

«Dois funcionários de uma operadora de telecomunicações que iam reparar uma avaria no centro emissor do Muro, no alto do maciço da Serra Amarela», disse José Freitas.

No entanto, e face às condições atmosféricas, com neve e vento, os dois funcionários acabaram por ficar presos na neve, que naquela zona já tinha um considerável acumulação, como documentam as imagens do resgate.

A serra Amarela atinge quase 1400 metros de altitude e divide os distritos de Braga e Viana do Castelo. Sendo frequente os nevões e as temperaturas a baixo de zero.

Para o teatro de operações foram mobilizados elementos dos BVPB e da GNR, que acabaram por resgatar os dois indivíduos.

«Foram trazidos em segurança e regressaram a casa, uma vez que estavam sem qualquer tipo de ferimento ou sinais de hipotermia», disse o comandante dos BVPB.

A operação ficou concluída já depois das 22h00 de ontem.





Notícias relacionadas


Scroll Up