Fotografia:

Encontrados no “Xurés” jovens de Braga que estavam desorientados entre as Sombras e os Carris

Neve e nevoeiro surpreendeu os jovens com idades entre os 23 e 25 anos.

28 Out 2018

Os três indivíduos que pediram ajudam, ao final do dia deste sábado, aos Bombeiros Voluntários de Montalegre (BVM), depois de se terem desorientado quando faziam trilhos de “pé posto” de BTT, entre as Minas das Sombras (Parque Natural do Xurés – Galiza) e as Minhas dos Carris (Parque Nacional da Peneda Gerês – Terras de Bouro / Montalegre), foram resgatados do lado espanhol pouco depois de meia noite.

Segundo informações recolhidas pelo Diário do Minho junto do comandante dos Bombeiros Voluntários de Salto (BVS), Hernâni Carvalho, os jovens, com idades entre os 23 e os 25 anos, foram localizados com as equipas de resgate, compostas pelos BVS, BVM e GIPS da GNR, a chegaram juntos dos jovens.

«Estavam molhados, debilitados e com frio. Mas não apresentavam ferimentos», confirmou o comandante, acrescentando ainda que no teatro de operações tiveram a ajuda da Guarda Civil espanhola.

Hernâni Carvalho referiuque o resgate foi feito em condições «complexas» e com «sensação térmica» negativa.

«As temperaturas estão baixas e, com o vento, a sensação térmica é de cinco a seis graus negativos », referiu o comandante dos BVS.

Os jovens foram surpreendidos pela neve e nevoeiro, normal naquela zona, acabando por se desorientarem. Numa primeira –  o alerta foi dado perto das 18h30 – a localização fornecida pelos jovens «não batia certo», acabando depois por serem corretamente localizados e resgatados já perto da 00h15 de uma zona onda altitude ronda os 1400 a 1500 metros.

A SIV de Montalegre também prestou auxílio, sendo que os jovens, todos de Braga, foram encaminhados para uma unidade hospitalar.

Foto: Nuno Cerqueira





Notícias relacionadas


Scroll Up