twitter

Candidaturas para intercâmbio Galiza - Norte de Portugal abrem segunda-feira

Candidaturas para intercâmbio Galiza - Norte de Portugal abrem segunda-feira
Fotografia

Publicado em 28 de outubro de 2018, às 11:58

O orçamento total desta convocatória é de 50 mil euros.

A sexta convocatória para IACOBUS, o programa de intercâmbio na eurorregião Galiza - Norte de Portugal é lançada segunda-feira e desde que arrancou em 2014 já aprovou 639 projetos, com um financiamento total de 700 mil euros.

O anúncio foi hoje feito pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial - Galiza e Norte de Portugal (GNP - AECT), entidade gestora do IACOBUS, que sublinha em comunicado, o "grande êxito" do programa no mundo universitário da eurorregião.

As cinco edições anteriores contaram, no global, com 1200 candidatos, "dos quais foram selecionados 639 projetos de investigação de todas as áreas do conhecimento, com um financiamento total de cerca de 700.000 Euro".

Com uma dotação de 185 mil euros, a sexta convocatória ‘IACOBUS - Estadias de Investigação' foi alargada à participação dos centros tecnológicos no contexto da eurorregião, considerando que a sua inclusão é "uma excelente ferramenta para fomentar a cooperação e promover o desenvolvimento conjunto de projetos de investigação e inovação entre as Instituições de Ensino Superior e os Centros Tecnológicos".

A sua inclusão permite ainda ampliar o campo de mobilidade para as estadias de investigação, explica a organização, que revela que são 22, dez do Norte de Portugal, os centros tecnológicos que vão integrar esta convocatória que estará aberta até 22 de novembro.

Entre as universidades e politécnicos que integram a sexta convocatória, oito são portuguesas e apenas três são da Galiza.

Financiado pelo programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020, o programa IACOBUS recebeu na sua 5.ª edição, no ano letivo 2017/2018, 295 candidaturas, das quais foram selecionadas 135, 65 do Norte de Portugal.

Outra das novidades, é o lançamento da primeira edição do IACOBUS - Publicações Científicas (Papers), cuja convocatória estará aberta de 29 de outubro até 7 de dezembro de 2018.

Segundo a entidade gestora, o IACOBUS - Publicações Científicas "tem como objetivo principal fomentar a cooperação transfronteiriça em atividades de investigação e divulgação científica, através de ajudas económicas à publicação de artigos científicos e de investigação em alguma das revistas indexadas no vigente Journal Citation Report (JCR) de Clarivate Analytics, e no SCOPUS, para as áreas de humanidades".

Estes artigos têm que ser desenvolvidos em parcerias transfronteiriças, por autores pertencentes às instituições de Ensino Superior da Eurorregião Galiza - Norte de Portugal que participam no IACOBUS.

O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial - Galiza e Norte de Portugal (GNP - AECT) vai realizar várias sessões técnicas de apresentação e esclarecimento das novas iniciativas no âmbito da 6ª convocatória do IACOBUS, na Galiza e no Norte de Portugal.


Autor: Lusa