Fotografia: DR
ūüé•/ūüď∑ Um morto e tr√™s desaparecidos em naufr√°gio com barco de pesca da P√≥voa de Varzim

A embarca√ß√£o naufragada √© a traineira “Mestre Silva”.

Nuno Cerqueira
15 Out 2018

(em atualização) O alerta foi dado às 09hoo da manhã desta segunda-feira quando a bóia do barco Mestre Silva (vejas o video), da Póvoa de Varzim, emitiu sinal. Há um morto confirmado, um resgatado com vida e três desaparecidos.

O comandante capitania do Porto de Leix√Ķes, Rodrigues Campos, j√° tornou p√ļblico que a embarca√ß√£o tinha vistorias em dia.

¬ęEste barco saiu ontem √† noite do Porto de Leix√Ķes. Estava a fazer a faina de pesca e tem tudo que diz respeito a vistorias em dia. A embarca√ß√£o estava entre a 8 a 10 milhas da costa onde se deu o acidente. A visibilidade n√£o √© famosa, mas continuamos as buscas¬Ľ, referiu o comandante do Porto de Leix√Ķes.

Ao que foi possível apurar junto de fonte envolvida no socorro, um tripulante que terá sido salvo, recolhido pelo helicóptero (ver imagens) sedeado na base aérea de Maceda, Ovar, e foi transportado pelos Bombeiros Voluntários de Ovar para o Hospital de Santa Maria da Feira.

O indivíduo é o mestre da embarcação, Rafael Marafonda de 54 anos e que foi recolhido junto dos destroços da embarcação, a 15 quilómetros da costa de Esmoriz.

Segundo informação da capitania de porto da Póvoa de Varzim, dois pescadores são indonésios, sendo que os restantes três pertencem à comunidade piscatória de Vila do Conde e Póvoa de Varzim.

No resgate est√£o v√°rios meios a√©reos e embarca√ß√Ķes do Instituto de Socorros a N√°ufragos.

Entretanto o presidente da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar, José Festas, afirma que o acidente poderá ter sido provocado por uma onda.

¬ęFalei com o mestre. Disse que¬† foi apanhado de surpresa por uma onda que virou a embarca√ß√£o. Tinha a porta da casa do leme aberta e conseguiu sair e manter-se vivo na √°gua cerca de hora e meia¬Ľ, adiantou aos jornalistas, lamentando a trag√©dia.

Jos√© Fontes revelou ainda que o Presidente da Rep√ļblica, Marcelo Rebelo de Sousa, o contactou para se inteirar da situa√ß√£o e manifestar solidariedade.

A situação ocorreu ao largo de Esmoriz, sendo que um tripulante foi resgatado com vida.

Segundo informa√ß√Ķes avan√ßadas ao Di√°rio do Minho pela Pol√≠cia Mar√≠tima, h√° j√° um √≥bito confirmado, sendo que tr√™s outros pescadores est√£o desaparecidos.

Ao que tudo indica, no barco seguiam cinco tripulantes e teria saído para o mar na noite do domingo.

¬ęEstariam certamente na faina e o incidente poder√° estar relacionado com o mau tempo, mas ainda n√£o temos confirma√ß√£o¬Ľ, revelou fonte da Pol√≠cia Mar√≠tima.

[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]





Notícias relacionadas


Scroll Up