twitter

Arciprestado de Fafe já prepara a Visita Pastoral dos três bispos da Arquidiocese de Braga

Fotografia Francisco de Assis

Francisco de Assis

Jornalista

Publicado em 12 de fevereiro de 2026, às 20:44

Visita de D. José Cordeiro, D. Delfim Gomes e D. Nélio vai durar mais de três meses, de 13 de março a 21 de junho

Fafe já prepara a Visita Pastoral ao Arciprestado, que começa precisamente de amanhã a um mês, ou seja,  no dia 13 de março e se prolonga até ao dia 21 de junho. Assim, durante mais de três meses, os três bispos da Arquidiocese de Braga vão visitar e conhecer melhor as “ovelhas” das 37 paróquias do Arciprestado fafense e ajudar a fortalecer aquela comunidade na fé.

Numa nota enviada ao Diário do Minho, o Arciprestado de Fafe explica. Refere que, durante este tempo, o Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro; D. Delfim Gomes e D. Nélio Pita terão oportunidade de fazer a visitação às 37 paróquias, aproximando-se de todo Povo de Deus para fortalecer e encorajar os obreiros do Evangelho e para convidar à renovação da vida cristã. O Arciprestado, liderado pelo padre José António Carneiro, recorda que esta visita acontece nove anos após a última. Além do programa de visitas em cada paróquia, incluirá uma exposição de arte sacra, promovida em parceria com o Município de Fafe, que mostra um espólio artístico proveniente sobretudo das paróquias.

Círio Pascal 
simboliza união

O início oficial da Visita, dia13, é na Igreja Nova de S. José, com momento de oração e entrega simbólica do Círio Pascal, que irá ser consagrado na celebração da Vigília Pascal, a cada uma das 37 paróquias. «Este círio terá a particularidade de ter gravada a mesma imagem para ser um elo de ligação e um sinal de comunhão entre todas as paróquias pertencentes ao Arciprestado que recebem, durante o tempo pascal, a visita do pastor», explica o texto.

O encerramento oficial, a 21 de junho, será no Pavilhão Multiusos de Fafe, com Eucaristia e Sacramento da Confirmação. «Esta celebração festiva e conclusiva servirá também para a nomeação, por parte do senhor Arcebispo, de todos os Conselhos Pastorais paroquiais ou de unidade pastoral», anuncia.

 

Atos preparatórios

Segundo o programa, como propedêutica da Visita, estão marcados três encontros de formação sobre Catequese, Liturgia e Caridade que terão lugar, sempre às 21h00, no Auditório da ACR, em Fornelos, para todas as 37 paróquias do arciprestado. No dia 14 de março, o encontro, orientado pelo cónego Avelino Amorim, destina-se a todos os elementos dos conselhos económicos paroquiais, à Conferência Vicentina, e a todos leigos comprometidos na ação sócio caritativa onde se incluem colaboradores, voluntários e direções das IPSS canónicas. No dia 21, o encontro estará a cargo da Fátima Castro e dirige-se a todos os catequistas de infância e adolescência, animadores juvenis, dirigentes do CNE e a todos os que estão dedicados à evangelização nas paróquias. No dia 27, o encontro orientado pelo Dr. João Duque é para todos os intervenientes na Liturgia: equipas de acolhimento, sacristães, zeladores, cantores, salmistas, acólitos, leitores, ministros extraordinários da comunhão, agentes funerários e repórteres de imagem e vídeo.